Saúde

Melanoma Câncer de Pele – Tipos, Causas e Tratamentos

Melanoma é o câncer de pele considerado o mais grave, devido à possibilidade de fazer metástase, isto é, as células cancerosas podem se espalhar através da corrente sanguínea, e atingir outros órgãos além da pele. Este tipo de câncer cutâneo recebe este nome por ter relação com as células produtoras de melanina que são os melanócitos, isto é, o melanoma se desenvolve nos melanócitos, transformando-se em tumores malignos na pele, podendo acometer a pele de qualquer área do corpo.

Melanoma Câncer de Pele - Tipos, Causas e Tratamentos

Tipos de Melanoma

Os melanócitos são as células que produzem pigmento e ocorre em partes como pele, olhos, orelhas, trato gastrointestinal, membranas mucosas e genitais. O melanoma tem a capacidade de invadir qualquer órgão, criando metástases, inclusive no cérebro e coração. Portanto, é um câncer com grande letalidade. O melanoma cutâneo costuma acontecer bem menos que os outros tipos de câncer de pele, mas sua incidência está aumentando no mundo inteiro. Existem quatro tipos principais de melanoma.

Melanoma Câncer de Pele - Tipos, Causas e Tratamentos

Compartilhamos abaixo tipos de melanoma:

O melanoma extensivo superficial é o tipo mais comum e normalmente é plano e irregular, quanto ao formato e à cor, e ocorre em tons diferentes de preto e marrom. Ele pode se manifestar em qualquer idade ou região do corpo e é mais comum em pessoas de pele branca.

O melanoma nodular normalmente tem inicio como uma área elevada de cor preta azulada ou vermelha azulada. Entretanto, alguns melanomas não apresentam cor alguma.

Melanoma Câncer de Pele - Tipos, Causas e Tratamentos

O melanoma lentigo maligno geralmente acontece em idosos e ele é o mais comum em peles danificadas pelo sol na região do rosto, do pescoço e dos braços. As áreas de pele anormal geralmente são grandes, planas e têm aspecto bronzeado com áreas marrons.

O melanoma lentiginoso acral é a forma menos comum de melanoma. Ele normalmente acontece nas palmas, solas ou em baixo das unhas e é mais comum em afro-americanos.

Causas do Melanoma

O melanoma acontece quando algo dá errado nas células produtoras de melanina os melanócitos que dão cor à pele. Normalmente, as células da pele se desenvolvem de maneira controlada e em ordem. As novas células saudáveis impelem as células mais velhas para a superfície da pele, onde morrem e, possivelmente vem a cair. Mas quando algumas células se desenvolvem com problemas no DNA, as novas células podem começar a crescer fora de controle e podem vir a formar uma massa de células cancerosas.

Melanoma Câncer de Pele - Tipos, Causas e Tratamentos

Não está claro como exatamente estes danos são causados ao DNA das células da pele, mas podem causar o melanoma. É possível que uma combinação de fatores ambientais e genéticos provoque o melanoma. Mesmo assim, os médicos acreditam que a exposição à radiação ultravioleta (UV) do sol e de câmaras de bronzeamento é a principal causa de melanoma. É importante salientar que a luz UV  não causa todos os melanomas, principalmente aqueles que acontecem em lugares em que o corpo não recebem a exposição à luz solar. Isso indica que outros fatores podem contribuir para o risco de melanoma.

Tratamentos de Melanoma

O melhor tratamento cai depender do tamanho e estágio do câncer, a saúde e as preferências pessoais. O Melanoma inicial normalmente inclui cirurgia para remover o tumor. O melanoma muito fino pode ser removido totalmente durante a biópsia e não ser necessário um tratamento adicional. O cirurgião irá remover o cancro, bem como uma margem de pele normal e de uma camada de tecido normal por baixo da pele. Para as pessoas com melanomas em estágio inicial, este pode ser o único tratamento necessário.

Melanoma Câncer de Pele - Tipos, Causas e Tratamentos

O Melanoma avançado e que se espalhou para além da pele, as opções de tratamento podem incluir a cirurgia para remover linfonodos comprometidos, quimioterapia, radioterapia, terapia biológica e imunoterapia.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! É importante atenção aos pequenos sinais na pele para prevenir este tipo de problema! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.