Saúde

Mel de Abelhas – Tipos e Benefícios

Mel de Abelhas é um dos alimentos mais saudáveis e a melhor escolha para adoçar os alimentos de maneira natural. Ele é muito saboroso e traz diversos benefícios para a saúde. Ele pode ser usado para aliviar dor de garganta e tosse, regular os níveis de açúcar no sangue e também melhorar o metabolismo e o desempenho do cérebro.

Mel de Abelhas – Tipos e Benefícios

Tipos e Benefícios de Mel de Abelhas

O que poucos tem conhecimento a respeito do mel é que ele pode ter na sua composição diversos tipos de ingredientes. O pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental e conselheiro da A.B.E.L.H.A – associação brasileira de estudo das abelhas, explica que existem vários tipos de méis. Alguns se destacam por sua peculiaridade e outros deles são bem raros e difíceis de encontrar.  O especialista afirma: “Eles possuem características distintas e mudam de acordo com a planta de onde é extraído o néctar, a localização geográfica dessas vegetações e das espécies de abelha produtoras. Sendo assim, o mel pode apresentar consistências, sabores e cores diferentes”.

Mel de Abelhas – Tipos e Benefícios

Compartilhamos abaixo alguns tios de mel de abelhas e seus benefícios:

Mel de laranjeira: muito produzido na região Sudeste principalmente nos estados de Minas e São Paulo. Ele tem uma cor clara, aroma suave e o sabor com um leve toque cítrico. Este tipo de mel ajuda a combater a insônia e também ajuda a melhorar o funcionamento do intestino.

Mel de eucalipto: o mais conhecido porque é muito usado para aliviar dor de garganta, sinusite e resfriados por conta de sua ação expectorante. Ele é produzido nas regiões Sul e Sudeste e apresenta uma coloração mais escura e tem um sabor bem forte e refrescante.

Mel de uruçu: Presente na região Nordeste é um mel de tom amarelado e sabor puxado para o própolis. Sua fabricação é feita por abelhas brasileiras sem ferrão  cujo nome é “uruçu” que em tupi “eiru su”, significa “abelha grande”. Ele se destaca por suas funções medicinais e por ter bastante água.

Mel de Abelhas – Tipos e Benefícios

Mel de borá: o mel de borá se diferencia por ter um sabor puxado para o salgado e ser levemente ácido. Muito utilizado para acompanhar queijos, peixes e outros pratos mais elaborados. Sua produção é feita no Sudeste brasileiro.

Mel de cipó-uva: este tipo de mel serve para aliviar cólicas intestinais, dores nos rins, atua como um desintoxicante natural e ainda faz com que o organismo retenha magnésio. Ele tem coloração âmbar clara e o seu sabor adocicado costuma agradar.

Mel jataí: ele pode ser encontrado em todo Brasil e tem cor clara e sabor levemente ácido. Serve para amenizar os sintomas de gripes por ter ação descongestionante. Este mel pode ser usado para aumentar a imunidade do organismo.

Mel de caju: feito a partir do suco da fruta, o mel de caju é muito utilizado como remédio para anemia. Justamente por ele concentrar seis vezes mais vitamina C que o próprio fruto. Este é o  nutriente indispensável para resolver o problema por ajudar na absorção de ferro pelo organismo.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deliciosa receita para o fim de tarde com os amigos! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.