Diversos

Mastite Canina – Causas e  Sintomas   

Mastite Canina se torna muito mais difícil seu tratamento quando ela acontece enquanto a fêmea estiver amamentando. Mastite ou mamite é uma inflamação das glândulas mamárias das cadelas. Este problema de saúde é sério e põe em risco a vida do animal caso ele não recebe tratamento rapidamente.

Mastite Canina – Causas e  Sintomas   

Causas da Mastite Canina

A mastite canina pode ter três causas e elas são os ferimentos na região da mama, que facilitam a ação das bactérias; a retenção de leite e infecção no útero. Estas situações podem vir a acontecer por causa de uma gravidez, parto, durante a amamentação e, raramente, em uma gravidez psicológica. Os ferimentos podem ser causados por unhas, pelas mordidas dos filhotes enquanto mamam ou por picadas de carrapato na região mamária.

Mastite Canina – Causas e  Sintomas   

Todas estas opções facilitam a ação de  bactérias como a Staphlococcus aureus, Escheria coli e Streptococcus sp, de maneira que possam entrar no organismo da fêmea e causar todas esses tipos de infecções. Quando a cadela acredita que está grávida, sem ter participado de uma cruza, tudo em seu corpo se prepara para receber os filhotes e até o leite ela consegue produzir. Mas, como não há quem aproveite, o líquido fica retraído nas mamas, podendo causar a mastite.

Sintomas da Mastite Canina

Quando o responsável pelo animal perceber os sintomas na cadela, é necessário procurar um veterinário com urgência. Na clínica o especialista poderá realizar testes com o leite retirado da cadela e examinar o estado de suas mamas. Ao ser constatado o caso de mastite, os tratamentos vão depender do grau em que se encontra a doença.

Mastite Canina – Causas e  Sintomas   

Nos casos mais leves causados por bactérias, o veterinário pode receitar alguns antibióticos. Já para combater o inchaço e o incômodo causado, o tutor pode aplicar compressas de água quente suficientes para aquecer a cadela e não queimá-la. Anti-inflamatórios também podem ser receitados para diminuir a dor.

Compartilhamos abaixo alguns sintomas de mastite canina:

-Inchaço nas mamas;

-Glândula mamária dolorida;

-Mamas quentes e avermelhadas;

-Surgimento de ferimentos que parecem cicatrizar, mas, por vezes, acabam voltando om intensidade;

-Febre;

-Respiração acelerada;

-Perda do apetite e, por essa razão, as cadelas acabam adquirindo anemia.

Além destes sintomas, algumas fêmeas podem apresentar consequências desses sinais já descritos, como vômitos, diarreias e prisão de ventre. A situação é muito mais séria se a cachorra estiver amamentando os filhotes e acabar adquirindo a mastite. Isso porque, não é apenas a cadela que sofre com a doença. Os filhotes não conseguem se alimentar direito e com isso acabam perdendo peso rapidamente vindo a ter problemas nutricionais. A melhor forma de prevenir a cadela de todo esse sofrimento, que a cadelinha possa passar ao longo da vida, é optar pela castração. Assim o dono garante mais saúde para a amiguinha até mesmo prolongando sua vida.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? É necessário fazer o tratamento da mastite  na cadela assim que perceber o problema!  Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.