Saúde

Massagem Cardíaca – O Que É e Como Fazer

massagem-cardiaca-como-fazerA massagem cardíaca tem como objetivo garantir a oxigenação dos órgãos em caso de parada cardiorrespiratória, já que quando isso ocorre, o bombeamento de sangue fica nulo, podendo levar a morte dos órgãos vitais do corpo, que são o cérebro e o coração. É considerada o item mais importante durante os primeiros socorros, pois é uma maneira de tentar salvar a vida do indivíduo que sofreu uma parada cardíaca. Aprenda maiores informações sobre a massagem cardíaca e como fazer nos primeiros socorros.

O Que É Massagem Cardíaca

A massagem cardíaca é um procedimento de primeiros socorros no caso de parada cardiorrespiratória. Ou seja, quando um indivíduo no mesmo ambiente que você sofre uma parada, é necessário que o mesmo seja socorrido naquele instante, pois não há bombeamento do sangue nos órgãos e é importante garantir a oxigenação do cérebro e do coração antes que resulte em óbito.
A forma como é feita a massagem muda conforme os anos e conforme os estudos realizados, sempre optando pela forma mais eficiente. A Sociedade Brasileira de Cardiologia, indica atualmente a realização da massagem sem fazer as respirações boca a boca nos adultos, porém, é importante que a massagem cardíaca seja eficaz e que faça o sangue voltar a circular.
O modo de fazer muda também em crianças e bebês, pois nesse caso o procedimento precisa ser mesclado com as respirações já que a situação é mais frágil.

Como Fazer

Adultos:
Com o indivíduo deitado, coloque aos mãos no peito da vítima, de modo que fique entre os mamilos.
passagem-cardiaca
Deixe os braços esticados e faça pressão no peito, empurrando as mãos com força e utilizando o peso do seu próprio corpo. Conte dois empurrões por segundo, até a chegada do serviço de resgate. Entre os empurrões, é importante deixar que o tórax do paciente volte para o lugar.
Caso tenha mais pessoas no local para ajudar, reveze para fazer a massagem a cada dois minutos, até que chegue o resgate.

Crianças:
Deite a criança em uma superfície que seja dura e posicione o queixo inclinado para cima para facilitar a respiração.
Faça duas respirações boca a boca. Em seguida, apóie uma das mãos no peito da criança (entre os mamilos), acima do coração.
Pressione o tórax somente com uma mão, contando duas compressões por segundo, até o resgate chegar.
A cada 30 compressões, faça duas respirações boca a boca.

Bebês:
Deite o bebê de barriga para cima e coloque o queixo para cima para facilitar a respiração.
Caso o bebê esteja com chupeta, retire da boca para que não impeça a passagem de ar.
Inicie a massagem com duas respirações boca a boca  e em seguida, posicione os dedos médio e indicador sobre o coração e pressione para baixo, contando dois por segundo.
A cada 30 compressões, faça duas respirações.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.