Noticiais

Marte Presença de Água –  Descoberta da NASA

Marte foi detectado pela sonda  MRO que esta em órbita no planeta a existência de água que ficam em leitos de cem metros de comprimento quase um campo de futebol e menos de cinco metros de largura. A descoberta foi publicada na revista Nature Geoscience e informada pelos cientistas em uma entrevista coletiva.

Marte-agua

Descoberta da NASA Marte Tem Água

Segundo cientistas da NASA  em Marte foi encontrado veios de água salgada e liquida que escorrem pelas encostas. As linhas de encosta recorrentes este foi o nome dados pelos cientistas. Segundo Michael Meyer, chefe do programa de exploração em Marte da NASA, estas faixas são escura e se formam no final da primavera crescendo no verão e desaparecendo no outono. Não era possível ter certeza deste fenômeno porque as imagens geradas a partir das sondas no planeta não tinham imagens nítidas e por isso não conseguiam ver estruturas tão estreitas. A suposição de que estas linhas sejam salmoura liquida se da devida as temperaturas registradas no verão de Marte acima de -23ºC e nesta temperatura são possíveis à existência de água com grande concentração de sal.

Marte-Agua-vess

Os pesquisadores que operam a sonda MRO conseguiu desenvolver um método para resolver o problema da resolução de imagem. Os cientistas Lujendra Ojha juntamente com seus colegas desenvolveram um método para decifrar o espectro dos pixels das imagens e comprovaram que nos locais examinados existia a presença de sais minerais hidratados que caem da agua. Eles concluíram que tem uma ligação entre as estrias e os sais depositados junto ao caminho das aguas salgadas. Ojha afirmou que a detecção de sais hidratados nas em encostas e não em volta demonstra que a agua tem um papel vital na formação das estrias.

Marte-sonda

A NASA juntamente com a Rússia deve enviar brevemente uma sonda para investigar o interior de Marte e isto pode acontecer já em 2016. Uma sonda para analisar matéria orgânica deve ser enviada em 2018. E em 2020 uma missão ira a Marte para coletar amostras do que pode haver sob a superfície e se é possível o envio de astronautas. Com a descoberta de água em Marte é o centro para se compreender o ciclo hidrológico do planeta e saber qual o potencial da existência de vida.

MArte-cicloss

Embora a constatação de que existe liquido em Marte seja uma novidade não é possível afirmar que haja vida nos córregos de salmoura. Aqui na Terra existe somente um lugar parecido com as condições encontradas em Marte com vida microbiana é no centro do deserto de Atacama. A direção da NASA destaca que a descoberta é muito importante para a busca de vida em outros planetas e afirma que é possível que tenha vida em Marte.

Abaixo Vídeo animado divulgado pela NASA:

https://youtu.be/MDb3UZPoTpc

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Água em Marte perspectiva de Vida!!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.