Educação

Manual De Redação Aos Participantes Do Enem 2013 – MEC Divulga Guia.

 

MANUAL DE REDAÇÃO AOS PARTICIPANTES DO ENEM 2013 – MEC DIVULGA GUIA.

Objetivando orientar os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, o Ministério da Educação – MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP, repartições do do governo federal, realizaram a divulgação nesta quinta feira (5), o guia de redação aos participantes do Enem 2013, cujas provas estão previstas para os dias 26 e 27 de outubro.

O manual do participante do Enem 2013, explica características da redação e mostra exemplos mediante textos que receberam nota mil. O guia é de graça e está dividido em quatro partes, onde mostra as mudanças na forma de avaliação e denota dicas para fazer a prova. Sabe-se que neste 2013, mais de 7,1 milhões de participantes realizarão as provas do Enem, conforme diz o MEC, devido ao grande número de inscritos o guia aos participantes não será distribuído fisicamente aos candidatos. Desse montante – 5,2 milhões de candidatos ficaram isentos do pagamento da taxa de inscrição de R$ 35,00, o que representa 73,1 % dos inscritos, menciona o ministério.

Conforme o ministro da Educação – Aloizio Mercadante, O Guia do Participante informa detalhadamente tudo o que o avaliador vai exigir do candidato na hora das provas, além do mais, auxilia o estudante a se preparar para uma boa redação. Declara ainda, que os candidatos poderão receber o informativo revelando o local da prova no final de setembro com o início de outubro. No total, 648 mil pessoas estão engajadas na aplicação das provas, dentre coordenadorias estaduais, municipais e locais de aplicação, como chefes de sala, fiscais e pessoal de apoio. No decorrer das provas, serão feitos mais de 48 mil atendimentos especiais a pessoas com deficiência, gestantes, idosos e lactantes.

O guia do participante mostra cinco exemplos de textos que ganharam a nota máxima pela realização do exame do ano 2012. Um dos textos prestados no manual revela apenas um erro de acento agudo. Esse erro esta atribuído na palavra “espanhóis” que aparece por (03) três vezes no decorrer da redação, mas contém acento em (02) duas delas. Conforme o ministro Aloizio Mercadante, a ausência de acento somente uma vez caracteriza uma situação de conhecimento, pois autora demonstrou ser conhecedora da norma culta ao escrever corretamente duas vezes a palavra em destaque.

Para fazer a impressão gratuitamente do Guia de Redação dos Participantes, Clique Aqui.

www.big1news.com.br – Trazendo o melhor para você.

Não Esqueça. Deixe o seu Comentário.

 

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.