Mandioca – Dicas de Como Plantar
Mandioca também conhecida como aipim ou macaxeira dependendo da região do país. Ela se adapta com facilidade em diferentes climas e existe plantação de mandioca em todos os estados do Brasil sendo que a Bahia, Pará, Paraná e Rio Grande do Sul são os principais produtores. No Estado de São Paulo, não há uma cidade sem plantio de mandioca.
Como Plantar Mandioca
A mandioca pode ser plantada com uso de sementes, mas normalmente o cultivo dessa planta é feito com pedaços de ramas, ou estacas, chamadas de manivas. O bom desenvolvimento da lavoura vai depender do uso de mudas de boa qualidade. A qualidade afeta diretamente a capacidade de brotação, o enraizamento e a resistência a doenças da nova lavoura.
É muito importante selecionar mudas com excelentes características e seguir os critérios que compartilhamos abaixo:
Clima: A mandioca é uma planta de origem tropical e nativa do Brasil. Ela precisa de temperaturas acima de 18°C para que possa se desenvolver adequadamente o ideal para o cultivo é um clima quente e úmido.
Luminosidade: A mandioca precisa estar em uma região de boa luminosidade e pode ser cultivada na sombra parcial ou com luz solar direta.
Solo: A mandioca pode ter seu cultivo em solos pouco férteis, mas eles devem ser bem drenados. Solos argilosos pesados e solos compactados não são os ideais, pois prejudicam o crescimento das raízes. A opção mais correta na escolha do solo e o que seja permeável, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 5 e 6.
Irrigação: Irrigar de maneira que o solo permaneça sempre úmido, sem que fique encharcado. A mandioca é muito sensível à falta de água durante os cinco primeiros meses de cultivo. Estando desenvolvidas, as plantas são tolerantes a períodos de seca.
Plantio: O plantio é realizado a partir de pedaços de caule de plantas adultas saudáveis, com 15 a 25 cm de comprimento e cerca de 2,5 cm de diâmetro. As manivas devem ser colocadas em sulcos ou covas de 5 a 10 cm de profundidade dispostas na posição horizontal, vertical ou obliqua. Se forem colocadas na posição vertical ou inclinadas, as ramas dão origem a plantas cujas raízes serão mais profundas, resultando em uma colheita mais difícil. Colocadas na horizontal, no sentido do sulco, as raízes serão mais superficiais, facilitando a colheita. A diferença do posicionamento vertical e do inclinado é que a porcentagem de manivas que brotarão é maior que no plantio horizontal obtendo-se assim um maior rendimento da plantação.
Entre as fileiras deve haver um espaçamento de 1 m e 50 a 60 cm entre as plantas, podendo variar com a fertilidade do solo, do clima da região. Recomenda-se que o plantio com fileiras duplas, onde a distância entre os sulcos é alternadamente de 2 m e de 60 cm, isto é, uma distância de 2 m entre duas fileiras e depois 60 cm até a próxima fileira, então 2 m até a seguinte, etc., mantendo 50 a 60 cm entre as plantas de uma mesma fileira. Não é prática comum, mas a mandioca também pode ser cultivada a partir de sementes extraídas de seus frutos embora não seja recomendado.
Cuidados: É preciso retirar constantemente as plantas invasoras que concorrem com a mandioca por nutrientes e recursos, isto deve ser feito ao menos durante os cinco primeiros meses de cultivo. Podar as plantas vai diminuir a produção, por isso não se deve fazer a poda a não ser para obter as manivas para o plantio em uma época que não corresponde a época da colheita.
Colheita: A colheita da mandioca pode ocorrer de 6 meses a 3 anos (geralmente de 12 a 18 meses) depois do plantio das manivas.
A mandioca mansa pode ser consumida cozida, frita ou transformada em farinha, as folhas podem ser usadas nas refeições cozidas ou fritas depois que as folhas são picadas e lavadas várias vezes.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Mandioca dicas de como plantar e cultivar para ter uma bela colheita!!! Deixe seu comentário.