Saúde e Beleza

Manchas Nas Mãos – Tipos

Manchas Nas Mãos podem surgir e não é difícil já que as usamos o tempo todo. Podem aparecer algumas marcas como as manchas, espinhas ou feridas. Quando são descobertas costumam trazer alguma preocupação sobre a origem das mesmas. A melanina é um pigmento do nosso organismo que dá cor à pele e, quando existe demasiada produção pode acontecer hiperpigmentação da zona o que causa um escurecimento da pele.

Manchas Nas Mãos - Tipos

Tipos de Manchas Nas Mãos

As manchas nas mãos são comum naqueles que tem a idade avançada. Estes tipos tendem a ser comuns, mas existem outras possíveis causas desse tipo de manchas escuras nas mãos. A melanina é um pigmento que determina a cor da nossa pele. Ela também está presente no cabelo, na íris do olho, no ouvido interno e até mesmo no cérebro. Quando ela esta presente em excesso ou em falta provoca alterações como os cabelos brancos (falta de melanina), vitiligo (menos melanina) ou manchas (excesso de melanina).

Manchas Nas Mãos - Tipos

De acordo com a falta ou excesso de melanina pode causar dois tipos de  manchas na pele:

Manchas hipercrômicas: são de cor mais escura que a pele e surgem devido ao excesso de melanina.

Manchas hipocrômicas: possuem menos melanina e, por isso, são manchas ais claras que o tom da pele.

Normalmente, a falta de melanina é provocada por alguma patologia congênita e não aparece com o passar do tempo.

Compartilhamos abaixo alguns tipos de manchas nas mãos:

As manchas de sol nas mãos são as mais comuns e podem ser de dois tipos: imediatas ou tardias. As manchas de sol imediatas surgem após pouco tempo de exposição solar (minutos ou horas), a melanina se oxida e ganha um tom mais escuro. As tardias surgem quando existe exposição solar por períodos mais prolongados. Podem ser semanas, por exemplo. Desta forma a pele recebe grandes quantidades de radiação que aumenta a produção de melanina. Por isso é muito importante o uso de protetor solar.

Manchas nas mãos na gravidez podem acontecer devido a muitas mudanças hormonais que podem dar lugar a uma produção de melanina superior, além da exposição solar. Nesse caso, as manchas são chamadas de cloasmas. Mas elas, não representam nenhum perigo e costumam desaparecer sozinhas depois do parto.

Manchas de idade nas mãos é comum e não são motivo de preocupação, uma vez que não são graves. Mas, se for jovem, deve saber que esse tipo de manchas é provocado pela exposição solar ao longo dos anos. Use sempre protetor solar inclusive nas mãos.

Manchas hepáticas nas mãos são causadas por algumas patologias do fígado e isso acontece independentemente da idade do paciente. Por ter função desintoxicante em nosso  organismo quando o fígado falha pode afetar outras partes do corpo. Desta maneira pode aparecer manchas por uma falha na desintoxicação do organismo.

Manchas Nas Mãos - Tipos

Manchas hormonais nas mãos aparecem quando se tem um desequilíbrio brusco de hormônios que pode afetar a nossa pele. A glândula pituitária produz um hormônio chamado de hormônio de estímulo melanócito que ajuda na produção de melanina. Um desnível desse hormônio pode provocar uma produção de melanina superior ao normal. Existem também outros dois hormônios que participam nesse processo, a ACTH e a lipotropina.

Existem manchas que podem ser causadas por certas substancias. Entre elas as mais comuns são o limão, a laranja, alguns perfumes e o óleo de melaleuca que, quando aplicados na pele, podem provocar manchas ao se expor ao sol.

Manchas que indicam câncer de pele são aquelas que começam como manchas comuns e com o tempo ficam muito diferente. Caso tenha manchas na pele das suas mãos que apareceram de repente e são mais escuras que o normal ou possuem uma textura rugosa, que crescem com o passar dos dias, consulte o seu médico de imediatamente. Fique atenta à assimetria, cor que não é uniforme, limites não marcados, irregulares, mudam de tamanho.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? As manchas nas mãos precisam de atenção! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.