Saúde

Losna ou Absinto – Curiosidades e Benefícios

A losna também conhecida como absinto pertence a família das Asteraceae. A erva também recebe o nome de erva santa margarida, erva dos vermes e erva fel. Ela é conhecida e utilizada a milhares de anos por suas propriedades medicinais já na Grécia antiga a losna era usada como meio de homenagear a deusa Artemisa uma divindade que protegia durante as atividades de caça. Justamente por isso ela recebeu o nome cientifico de Artemisia absinthium.

Losna ou Absinto  Curiosidades e Benefícios

Curiosidades da Losna ou Absinto

Uma de suas principais características é o sabor amargo que muitos acreditam tenha sido responsável por um provérbio de Salomão: “A infidelidade, ainda que possa ser excitante é doce no seu início, costuma ter um fim amargo como a losna.” Tanto as flores quanto as folhas da losna devem ser guardadas secas. A dica é colocar as flores e folhas em local ventilado e longe do sol. Após estarem secas pode ser conservada em caixa de madeira.

Losna ou Absinto – Curiosidades e Benefícios

O licor de absinto era muito apreciado por famosos poetas e artistas como Van Gogh, Rimbaud, Baudelaire e Toulouse-Lautrec e muitos outros. Ao que se sabe, aquele destilado de ervas cor verde-esmeralda, também chamado de "fada verde", seria o responsável pelo comportamento bizarro de Van Gogh. Recentemente, pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos EUA, identificaram nas substâncias presentes nos destilados preparados com losna ou absinto, propriedades capazes de causar convulsões, alucinações, surtos psicóticos; dependendo da dosagem. Além disso, os estudos demonstraram que o uso crônico pode provocar danos neurológicos permanentes.

A palavra "vermute" tem tudo a ver com a losna: significa "warmwurz",  que quer dizer, "raiz quente" e é o nome da losna em alemão. Em grego, a palavra losna significaria "privado de doçura". A medicina popular não aconselha o uso da losna por mulheres em fase de amamentação, porque a planta "torna o leite amargo".

Benefícios da Losna ou Absinto

A mais de dois mil anos que a losna é utilizada pela medicina tradicional chinesa como um remédio muito poderoso contra a febre e mais recentemente contra a malária.

Losna ou Absinto  Curiosidades

Abaixo compartilhamos benefícios da Losna ou Absinto

Auxilia no tratamento de anemias.

Ativa a circulação sanguínea.

Ameniza a azia e dispepsias.

Alivia as cólicas intestinais, também limpa e normaliza o funcionamento do estômago.

Ajuda no tratamento dos rins, bexiga e pulmões.

Ameniza menstruações difíceis e dolorosas, também regulariza o ciclo menstrual.

Também é boa para: nevralgias, mau hálito, prisão de ventre, vômitos, repele piolhos, insuficiência hepática, etc.

Age como estimulante de apetite e da digestão, mostrando-se útil para tratamentos de anorexia e quadros parecidos.

Losna ou Absinto – Cha

Abaixo compartilhamos receita de chá de losna ou absinto:

O chá de losna é muito fácil de ser preparado basta adicione 20 gramas de folhas ou flores da planta em 1 litro de água quente, realizando a infusão deixe descansar por dez minutos. Tome uma xícara de chá antes de todas as refeições principais para obter seus efeitos apenas (2 xícaras por dia).

Cuidados e contra indicações da Losna ou Absinto:

Não deve ser utilizada por gestantes, lactantes nem por longos períodos ou em grandes quantidades, pois pode causar reações adversas, como sufocamento ou paralisia, não é recomendada para pessoas que apresentam problemas como úlceras e gastrite.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? A losna ou absinto é uma planta muito antiga! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.