Lentilha é um prato tradicional para as famílias na virada do ano novo. Alguns acreditam que consumir a lentilha na virada do ano traz sorte e prosperidade. A crença é consumindo ao menos uma colher da lentilha ele terá fartura dinheiro para o ano seguinte. Ela é uma leguminosa cultivada no Oriente Médio desde 8000 a.C. e que foi trazida ao Brasil pelos europeus
Propriedades da Lentilha
Muito consumida na Índia que é um de seus maiores produtores a leguminosa é rica em proteína e ferro, fibras e carboidratos. Os indianos consideram a lentilha tão importante quanto o feijão é para os brasileiros. Para os vegetarianos a refeição ideal é um cereal com a lentilha que fazem uma combinação nutritiva e balanceada. Ela é rica em ferro e proteína os principais construtores de órgãos e tecidos e os carboidratos que fornecem a energia necessária para o organismo.
Uma dica é que antes de cozinhar deixe a lentilha durante duas horas em água quente ou de molho em temperatura ambiente por doze horas isso fará com que libere o enxofre. O legume pode ser utilizado no preparado de saladas, sopas, cozido e pratos recheados, do tipo risoto. Para ter um maior proveito de seus nutrientes junte à refeição algum alimento rico em vitamina C usando frutas, legumes e verduras, pois assim aumenta a absorção do ferro.
Benefícios da Lentilha
Lentilhas são pequeninas, mas é uma leguminosa bem poderosa quando se fala em benefícios. Até mesmo no crescimento das crianças e adolescentes devido a necessidade de uma alimentação rica em ferro a lentilha é um aliado perfeito.
Abaixo compartilhamos alguns benefícios da Lentilha:
Anemia: Além de ter uma quantidade muito concentrada de ferro, a lentilha fornece nutrientes como cobre e folatos, que ajudam a aumentar a produção de hemácias no sangue.
Prisão de ventre: Devido à grande quantidade de fibras presentes na composição da lentilha, ela age estimulando os movimentos peristálticos do intestino.
Diabetes: Embora apresente um índice bem alto de carboidratos, eles liberam muito lentamente as moléculas de glicose no intestino dessa maneira acabam não causando uma subida exagerada no nível de açúcar no sangue.
Colesterol: As fibras existentes na lentilha se juntam ao colesterol de outros alimentos e fazem com que eles sejam eliminados nas fezes, junto com os ácidos biliares que são a matéria prima para que o organismo produza seu próprio colesterol.
Câncer: A lentilha é preventivo do câncer, pois além de serem ricas em fibras que diminuem o risco de câncer no cólon têm antioxidantes que protegem as células do corpo.
Saúde dos ossos: Auxiliam a manter os ossos saudáveis por ter cálcio, contém isoflavonas que ajudam a produzir hormônios importantes que fortalecem os ossos.
Gravidez: Rica em ferro e folatos, a lentilha é essencial para o cardápio das gestantes, que necessitam desses nutrientes na alimentação para evitar a anemia na gravidez e também prevenir más formações no sistema nervoso do feto.
Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Lentilha uma leguminosa que não pode faltar no seu cardápio!! Deixe seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários