Saúde e Beleza

Leites Vegetais – Dicas

Leites Vegetais já podem ser encontrados com facilidade no supermercado. E normalmente são produzidos a partir de castanhas, arroz, amêndoas ou soja entre outro. É importante ter em mente que eles embora sejam chamados normalmente de leites vegetais são bem diferentes um do outro. E que interessa não é só o sabor mas também sua tabela nutricional.

Leites Vegetais - Dicas

Dicas de Leites Vegetais

Hoje existem no mercado muitas marcas e tipos de leite vegetal. E com certeza eles são bem vindos à alimentação por causa de seus nutrientes. Alguns podem inclusive ajudar na dieta de emagrecimento dando um maior controle sobre a saciedade e também como fonte de energia. As bebidas à base de sementes oleaginosas do tipo  amêndoas, castanhas, gergelim, girassol, podem ter mais gorduras insaturadas, que são boas para o nosso organismo. Já os leites de cereais feitos a partir de aveia, arroz e quinoa podem conter maior teor de carboidratos, enquanto os de soja são ricos em proteínas.

Leites Vegetais - Dicas

Existem versões industrializadas que são suplementadas com cálcio e outros nutrientes. Neste caso o indicado é procura por aqueles sem adição de açúcar e com menos substâncias sintéticas como corantes, aromatizantes e conservantes artificiais.

As bebidas à base de oleaginosas, como os leites de castanhas e sementes, possuem maior quantidade de gorduras insaturadas, que são gorduras saudáveis, importantes para a manutenção da saúde cardiovascular e cerebral. Este tipo é digerido mais lentamente do que as versões de soja e de cereais, o que aumenta a sensação de saciedade e, consequentemente, ajuda no controle do apetite entre as refeições. Entretanto, como são mais calóricos, os leites de castanhas devem ser ingeridos com moderação por quem está em dieta de emagrecimento.

Os leites vegetais têm boa quantidade de proteínas e entre elas o de soja esta em primeiro lugar neste quesito. Ele contem 5,3 g de proteínas em 200 ml de bebida. Só para comparar, o leite tradicional possui 6,4 g na mesma quantidade. As proteínas são essenciais para a construção e manutenção de músculos e tecidos, e são grandes aliadas no processo de emagrecimento. Isso porque o corpo precisa fazer um esforço maior para processar esse tipo de nutriente. Saiba que o leite de soja é pobre em gorduras e costuma ter menos calorias do que outras bebidas vegetais.

Leites Vegetais - Dicas

As bebidas de arroz e de aveia são ricas em carboidratos, que são o principal combustível para as principais atividades de nosso organismo. Comparado ao leite integral de vaca, o de cereais tem o dobro de carboidratos (20 g a cada 200 ml). Ele também sai na frente em relação a outras bebidas vegetais disponíveis no mercado, como a de castanhas (3,7 g) e a de soja (4,9 g).  Por serem ricas nesse nutriente, no entanto, as bebidas de arroz e aveia não é uma boa opção para quem  segue dietas com baixa ingestão de carboidratos.

O óleo vegetal também é muito versátil porque no geral podem substituir o leite de vaca em várias receitas culinárias, sem prejudicar em nada o sabor e a textura. Mas, é preciso saber que há especificidades dependendo da matéria-prima que é feita a bebida. Por exemplo, as bebidas à base de arroz, aveia ou quinoa têm mais amido e, quando aquecidas tendem a gelatinizar, deixando o preparo com consistência parecida à de um mingau. Outra dica legal é que as bebidas à base de sementes oleaginosas e de coco, por conterem mais gordura, podem substituir o creme de leite.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Uma opção saudável e que pode ser usada no dia a dia! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.