Saúde

Laringoscopia – O Que É e Como é Feita

A laringoscopia é um exame que auxilia aos médicos ter uma visão detalhada da laringe e da garganta. Com o uso de um espelho pequeno colocado na garganta ou insere um tubo de visualização rígido ou flexível, chamado laringoscópio, pela boca. Em alguns casos pode ser necessário o uso dos dois procedimentos.

Laringoscopia – Exame

O Que é Laringoscopia

A laringe é onde a voz de todos é formada e esta localizada na parte superior da traqueia. Na laringe existem pregas vocais ou cordas vocais onde o ar que passa através e sobre as cordas vocais faz com que elas vibrem e produzam som, o que nos da a capacidade de falar. O Exame de Laringoscopia é indicado quando existem afecções ou problemas na garganta.

Abaixo compartilhamos algumas indicações de uso da laringoscopia:

tosse persistente, tosse com sangue, rouquidão, dor de garganta e mau hálito

– dificuldade para engolir

– dor de ouvido persistente

– massa ou tumor na garganta

Ela também pode ser usada para remover um objeto estranho.

Como é Feita Laringoscopia

A laringoscopia pode demorar de 5 à 45 minutos. Existem dois tipos de exames de laringoscopia: direta e indireta.

Laringoscopia indireta: Para o método indireto, o paciente senta-se ereto em uma cadeira de encosto alto. Normalmente, o médico pulveriza um medicamento anestésico na garganta. O médico cobre a língua com uma gaze e a segura para que ela não impeça a visão. Em seguida, o médico coloca um espelho na garganta da pessoa e explora a região. O médico pode pedir que o paciente faça determinados sons. Isso visa fazer a laringe se mover. Quando a pessoa tem um objeto estranho na garganta, o médico o retira nesse momento.

Laringoscopia .

Laringoscopia direta: O método direto pode ser realizado no hospital ou no consultório médico, e geralmente, o paciente é completamente sedado sob supervisão de um especialista. Um tubo especial é colocado na garganta, pelo nariz ou pela boca. O médico é capaz de olhar através do tubo para obter uma visão mais detalhada da laringe. Pode também coletar amostras e remover tumores ou objetos.

Laringoscopia –

Após o exame o paciente pode permanecer por algum tempo com uma estranha sensação na região. Caso esteja com dor na garganta ou rouquidão, o indicado é realizar gargarejos ou chupar pastilhas anti-sépticas. As pessoas que receberem sedativo devem ficar no local caso estejam sozinhas porque é proibido dirigir e ingerir bebidas alcoólicas pelas próximas 12 horas.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Laringoscopia o exame indicado para problemas de garganta! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.