Saúde

Intestino Irritável Síndrome – Sintomas e Causas   

Intestino irritável a síndrome é uma doença comum crônica que afeta o intestino grosso e que é preciso acompanhamento médico à longo prazo. A síndrome do intestino irritável é um conjunto de sinais e sintomas que atacam o aparelho digestório. Eles podem aparecer na parte alta do intestino  boca, faringe e esôfago com queimação, desconforto ao se alimentar e sensação de saciedade, mesmo sem ingerir grande quantidade de alimentos. Também  pode acontecer na parte baixa do intestino, o chamado intestino grosso com  sintomas como constipação, distensão abdominal, e muco.

Intestino Irritável

Sintomas e Causas da Síndrome do Intestino Irritável

Os sinais podem ocorrer em qualquer parte do tubo digestivo, costumam causar desconforto e, muitas vezes, acabam sendo confundida com  alguma outra doença orgânica. Entretanto, ao contrário do que acontece nessas patologias, não há um sinal maior de alerta, já que não existe sangramento ou perda de peso, por exemplo. Não se sabe exatamente o que leva uma pessoa a desenvolver a síndrome do intestino irritável, mas existe a crença de que alguns fatores estão envolvidos entre eles.

Intestino Irritável-dor

Alimentos: Ainda não se sabe como alergias ou a intolerância alimentar podem estar relacionadas à síndrome do intestino irritável, mas os sintomas costumam aparecer após uma pessoa ingerir determinados alimentos, como chocolate, especiarias, gorduras, frutas, feijão, repolho, couve-flor, brócolis, leite, bebidas gaseificadas, álcool, e outros.

Estresse: A maioria das pessoas com síndrome do intestino irritável percebe que, quando estão estressadas, os sintomas da doença costumam se agravar. Entretanto, os pesquisadores defendem a ideia de que o estresse é um fator agravante, mas não o causador do desenvolvimento da síndrome.

Hormônios: Mulheres são duas vezes mais propensas a contrair a síndrome do intestino irritável, por este motivo os pesquisadores acreditam que as mudanças hormonais podem ter um importante papel. Muitas mulheres acreditam que os sinais e sintomas da doença são piores durante ou em períodos pertos da  menstruação.

Outras doenças: Às vezes, outra doença, como um episódio agudo de diarreia infecciosa  como a gastroenterite ou o crescimento excessivo de bactérias normais do intestino podem, por exemplo, desencadear a Síndrome do Intestino Irritável.

Abaixo compartilhamos alguns fatores de risco:

Muitos têm sinais e sintomas da síndrome do intestino irritável ocasionalmente, mas algumas são mais propensas a desenvolver a doença. Essas são:

– Pessoas até 45 anos de idade;

– Pessoas do sexo feminino. A doença atinge a aproximadamente o dobro de mulheres do que os homens;

– Ter histórico familiar da doença;

– Ter algum problema de saúde mental, como ansiedade, depressão, transtorno de personalidade e traumas.

Os sinais e sintomas da síndrome do intestino irritável podem ser diferentes de uma  pessoa para pessoa e são, muitas vezes, semelhantes aos sintomas de outras doenças. Os mais comuns são:

Intestino Irritável Sintomas

A síndrome do intestino irritável é uma doença crônica na maioria dos casos, mas há momentos em que os sintomas manifestados aumentam e momentos em diminuem e tem  fases completamente assintomáticas.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Síndrome do Intestino Irritável se tiver este problema procure seu médico!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.