Educação

Inscrições Para o Sisu 2014 – Informações e Cadastro

logo-sisuO sistema de educação nacional não é dos melhores e enfrenta muitas carências, seja de professores ou de um ensino qualificado. Essas dificuldades impediam muitos estudantes da rede pública de ingressar em universidades do país. Porém, o Governo lançou programas que beneficiam esses mesmos jovens à ingressarem tanto em universidades públicas, quanto em particulares através de bolsas integrais ou parciais. O primeiro programa a ser lançado o ProUni, que concede bolsas para os estudantes que prestaram o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – e tiveram boas notas em universidades particulares. O Sisu – Sistema de Seleção Unificada – foi lançado algum tempo depois, e tem como objetivo, oferecer vagas para estudantes que tiveram um bom resultado no Enem, para ingressarem em universidades públicas, tanto estaduais, quanto federais.

Informações Sobre Inscrições Para o Sisu 2014

As inscrições são para todos os candidatos que prestaram o Enem em 2013 e que tiveram nota acima de zero na redação. Independente se o aluno já foi aprovado no Sisu nos anos anteriores, ou se já está cursando o Ensino Superior em uma universidade pública ou privada, poderá se inscrever, desde que tenha prestado o Enem no ano de 2013.
Ao se inscrever, é necessário que o estudante esteja ciente que determinadas faculdades exigem nota mínima para efetuar a inscrição. Quando a nota for menor que a exigida pela instituição de ensino, automaticamente o sistema alertará o candidato com uma mensagem de informação.
Várias universidades do país oferecem vagas pelo Sisu e não são necessariamente para o ingresso no primeiro semestre de 2014, podendo haver vagas para o segundo semestre. O aluno não pode escolher quando irá ingressar, já que as vagas são preenchidas de acordo com a classificação dos candidatos.
De acordo com o sistema de cotas (Lei nº 12.711/2012), 25% do total de vagas nas universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia ou centros federais de educação tecnológica que participam do Sisu, serão reservadas para os alunos que estudaram em escolas públicas.

Cadastroestudantes-sisu

O cadastro é feito exclusivamente através do site do programa e não há cobrança de taxas. O período de inscrição é do dia 06 de janeiro de 2014 ao dia 10 de janeiro e deverá ser realizado com o número e a mesma senha do Enem. Ao final da inscrição, é necessário imprimir um comprovante.
Na hora do cadastramento, o candidato escolhe duas opções de cursos em universidades, e essas opções poderão ser mudadas durante o período em que as inscrições estiverem abertas. Clique aqui e saiba maiores informações ou se inscreva. O resultado da primeira chamada sairá dia 27 de janeiro.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.