Diversos

Ingredientes Mais Caros Do Mundo – Exóticos

Ingredientes Mais Caros Do Mundo em um universo de ingredientes incríveis e de todos os tipos que usamos no dia a dia existem aqueles que chamam a atenção por serem diferentes e exóticos e por isso mesmo são considerados os mais caros, mas não necessariamente os mais saborosos embora seu preço seja comparado ao valor de ouro.

ingredientes-mais-caros-do-mundo

Exóticos os  Ingredientes Mais Caros do Mundo

Muitas vezes o preço alto do produto, está ligado a dificuldade de consegui-lo ou a sua exclusividade. As trufas brancas, o açafrão espanhol, o caviar de esturjão, o kobe beef e o foie gras são uns dos ingredientes mais caros, místicos, luxuosos e desejados produtos do mundo.

Abaixo compartilhamos algumas características destes ingredientes:

Trufas brancas: são espécie de cogumelos raro sendo resultado de uma simbiose com as raízes de árvores especificas. Essa espécie de cogumelo nasce à cerca de 30cm do solo, e são totalmente selvagens, sendo que nada se sabe até hoje sobre seu crescimento. Sua cor é levemente dourada com formato irregular, superfície lisa, e tem um sabor e aroma fortes e únicos. As melhores trufas do mundo são encontradas em Alba e na Toscana, regiões italianas. A trufa é um produto exclusivo e muito difícil de encontrar por ser manual ela é procurada com a ajuda de cachorros treinados para identificar o seu aroma mesmo que enterradas. O preço do kg de uma trufa branca pode chegar a 3 mil euros dependendo da safra.

ingredientes-mais-caros-do-mundo-exoticos-trufa

Açafrão: é uma especiaria típica espanhola difícil de ser conseguida ela é o pistilo da flor Crocus Sativus, e possui cor lilás. Esta especiaria já chegou a custar mais que o ouro, é cultivado na Ásia desde a antiguidade, e chegou na Espanha através dos árabes. Embora seja fácil de cultivar sua extração é que faz o açafrão ser extremamente caro. Manualmente o açafrão é colhido, passando na sequencia por uma secagem para conservar e ficar pronta para consumo. São necessários pistilos de aproximadamente 150 mil flores para obter 1kg da especiaria e é por isso que o seu valor que pode chegar até 20 mil euros. O seu sabor marcante proporciona forte cor amarelada na comida, e é ingrediente principal para pratos com o “risoto alla milanese”.

ingredientes-mais-caros-do-mundo-exoticos-acafrao

Foie gras: O fígado de pato considerado um símbolo francês, e que ganhou aos poucos fama no mundo e um status de produto luxuoso. Tão saboroso como polemico, “foie gras” que significa fígado gordo, é o fígado de pato sob o efeito de uma intensa alimentação dos animais, gerando um fígado maior e mais saboroso. O seu processo de obtenção iniciou-se a pelo menos 5 mil anos no Egito antigo, ganhou a Europa, e é muito criticado pela população mundial. A França embora não tenha criado o foi gras tem o ingrediente como patrimônio cultura, gastronômico e protegido da França. 

ingredientes-mais-caros-do-mundo-exoticos-foie

Caviar: As ovas de peixe é conhecida como um dos ingredientes mais majestosos e misteriosos produtos do mundo, desejo constante de muitos que gostariam de experimentar.  Este ingrediente são ovas de peixe não fecundadas e salgadas e provem do esturjão, um peixe lendário que surgiu entre 50 e 200 milhões de anos. Surgiu primeiro entre os russos e persas, numa época em que a produção do caviar era feita de maneira selvagem, mas hoje o domínio da produção é das fazendas de caviar. Cada peixe só fornece caviar uma vez, pois ele é morto quando sofre a extração das ovas. Ele não é uniformizado, e por isso eles são classificados de acordo com a cor, o sabor e a textura.

ingredientes-mais-caros-do-mundo-exoticos-caviar

Kobe Beef: Considerado o ouro vermelho da cozinha e a melhor carne do mundo, a carne de kobe tem origem japonesa  e provem da raça bovina wagyu. Seu preço alto se dá pela forma complexa na criação controlada dos animais para que tenha características únicas, como uma alta concentração de gordura entre as fibras deixando a carne bem macia e saborosa. Os animais são tratados com alimentação diferenciada que inclui cerveja e maçã na dieta além de massagens e acupuntura. Eles dormem em tapetes térmicos em ambiente com musica tudo usado para que o animal não tenha estress.

ingredientes-mais-caros-do-mundo-exoticos-kobe

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Ingredientes caros que deixam os pratos com preço de ouro! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.