Saúde

Hot Yoga – O que é – Quais os Benefícios e Recomendações

O Que é Hot Yoga, quais os benefícios e recomendações, para que tenha uma vida mais saudável.

Students Practice The Unique Bikram YogaA Hot Yoga chegou recentemente ao Brasil de uns três anos para cá e com cada vez mais adeptos que buscam emagrecer. Nada mais é que uma técnica muito antiga e que ganhou fama nos últimos 40 anos.

São várias as modalidades, mas aqui a mais famosa é a Bikram Yoga que recebeu este nome por causa do seu criador Bikram Choudhury.

O Bikram desenvolveu esta técnica em um processo de autocura, ao sofrer uma contusão no joelho.

Temperatura Ambiente: Durante 90 minutos em uma sala aquecida de 38º a 40º os alunos praticam uma série de 26 posições.

A sala permanece nesta temperatura porque evita o superaquecimento do corpo, protege os músculos do corpo que ao ficar aquecido evitam o perigo de lesões, desintoxica o organismo ao permitir saída das toxinas através dos poros abertos e reorganiza os lipídeos na estrutura muscular.

Hot Yoga e o emagrecimento:

Os exercícios de hot yoga não tem por objetivo o emagrecimento muito embora muitos que a praticam afirmam que sim a hot yogaexercicios-hot-yoga ajuda a emagrecer. Com o calor o alongamento fica mais fácil, ligamentos e tendões ficam mais flexíveis facilitando ao praticante alcançar as posturas mais rapidamente.

Imagina-se que a perda de calorias durante a aula seja bem intensa porem devemos entender que a perda aqui é de líquidos e não de gordura no corpo.

Com o ambiente aquecido o suor é intenso o que favorece assim a perca no corpo de agua, de toxinas e de sais minerais, deixando-o mais leve porem assim que a agua é ingerida reidrata o corpo e voltamos ao peso normal.

Recomenda-se a pratica de no mínimo dez aulas para se perceber efetivamente os benefícios da hot yoga na normalização do peso

Combatendo o stress e o cansaço faz com que o corpo acelere o metabolismo e assim queimará mais gordura. Mas para que isso aconteça é importante sua prática constante.

Benefícios da Hot Yoga:

Alivio das dores crônicas e reabilitação de lesões, sejam novas ou antigas,

Controle de peso,

Eliminação de vícios,

Equilibra o hormônio e o colesterol,

Aumenta a elasticidade do corpo com amplitude de movimentos,

Trabalho intenso em todos os sistemas do corpo como o respiratório, sexual, ósseo, digestivo, muscular, circulação, urinário.

Alivia a ansiedade e mantem sobre controle o stress.

Melhora a qualidade do sono.

Revitaliza as células do corpo reorganizando e repondo energias.

Melhora a autoestima o relacionamento no circulo social e possibilita intensa disciplina.

Além dos benefícios já apontados, a Hot Yoga funciona também como uma imensa aliada para ajudar a reduzir sintomas de muitas doenças.  Entre elas destacamos:

Asma e Bronquite, algumas posturas ajudam a expandir os pulmões e a caixa torácica o que faz os pulmões utilizarem a sua capacidade em até 90% aliviando assim os sintomas, reumatismo, hipertensão arterial, diabetes, tireoides, lesões no joelho, ombro e costas.

Recomendações para pratica de Hot Yoga:

hot-yoga-recomendaçõesExiste a possibilidade de desidratação, com o suor excessivo você perde muito liquido no corpo previna isso bebendo muita agua, seja antes, durante ou depois das aulas.

Consulte um médico se você sofrer de epilepsia, esclerose ou complicações cardíacas porque essas condições de saúde são sensíveis ao calor.

Se durante as aulas o calor causar náuseas, fraqueza, tonturas e dores de cabeça saia imediatamente da sala pra se recuperar e não deixe de procurar um médico antes de retornar as aulas.

Pode haver risco de hipertermia, ou seja, o aquecimento corporal sofre uma elevação anormal porem isto é resolvido hidratando-se durante a aula e pausando para o descanso.

Mulheres grávidas só podem participar das aulas autorizadas e orientadas por um médico e que já tenham pratica na Yoga tradicional.

Anime-se e faça como algumas celebridades que já aderiram a pratica da Hot Yoga como: George Clooney, Lady Gaga, David Beckham e Madonna. E ainda no Brasil: Bárbara Paz, Fernanda Vasconcellos e Daniela Suzuki.

Agradecemos sua visita em nosso site.

Gostou desta matéria?

Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.