Saúde

Hormônios da Felicidade – Como Estimular e Efeitos

Hormônios da Felicidade são processos bioquímicos e de acordo com endocrinologistas e neurocientistas podemos encontrar a felicidade a partir de 4 substâncias químicas naturais do nosso organismo. Entretanto estas substâncias não surgem o tempo todo e por isso necessitam, muitas vezes, de estímulos externos.

Hormônios da Felicidade – Como Estimular e Efeitos

Como Estimular Hormônios da Felicidade

Pesquisas científicas concluíram que a endorfina é produzida na glândula hipófise, localizada em uma região inferior do cérebro, perto da base do crânio. Depois de produzida, a substância é liberada para o sangue junto com outros hormônios. Quando o cérebro emite ou a endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina, conhecidas como quarteto da felicidade, aumenta a sensação de bem estar.

Hormônios da Felicidade – Como Estimular e Efeitos

De modo geral, o hormônio da felicidade é produzido durante e depois da prática de exercícios físicos, regulando nossas emoções. Considerada um poderoso analgésico natural, a endorfina contribui para a redução do estresse e ansiedade, alivia dores no corpo e melhoram o humor. Essas substâncias não surgem o tempo todo, mas existem várias formas de estimular a liberação desses compostos, sem a necessidade de drogas ou substâncias maléficas à saúde. Sem duvida a principal responsável pela liberação do hormônio da felicidade é a prática de atividades físicas. Normalmente os efeitos da endorfina são sentidos no corpo após os trinta minutos iniciais de um exercício.

Abaixo compartilhamos algumas formas de liberar o hormônio da felicidade:

Comer chocolate e o ideal é consumir chocolate amargo, que contém mais chocolate de verdade, em pequenas quantidades.

Aumentar o consumo de pimenta, pois ela estimula a produção de endorfina.

Sorrir verdadeiramente com mais frequência.

Praticar sexo, pois o ato sexual também libera grandes quantidades de endorfina no organismo.

Fazer atividades físicas em grupo.

Efeitos dos Hormônios da Felicidade

O hormônio da felicidade é assim conhecido porque é capaz de proporcionar ao corpo humano sensações cada vez melhores. São muitos os efeitos da liberação destes hormônios em nosso organismo e que melhoram o nosso dia a dia.

Hormônios da Felicidade – Como Estimular e Efeitos

Abaixo compartilhamos alguns efeitos dos hormônios da felicidade:

Estimulam a memória e o humor;

Aumentam a resistência e a disposição física e mental;

Melhoram o sistema imunológico;

Tendem a bloquear possíveis lesões nos vasos sanguíneos;

Melhoram a concentração;

Tem efeito analgésico e alivia dores no corpo;

Melhoram a vida sexual.

A serotonina é produzida no tronco encefálico que oferece muitos benefícios ao organismo, em especial ao das mulheres. Ela melhora a saúde regulando o sono, combate a depressão e a enxaqueca, melhora o humor, contribui para o desempenho da atividade sexual e combate os sintomas da TPM. A serotonina também pode ser encontrada em alguns alimentos. Como abacate, banana, castanhas, chocolate, caqui, melancia, peixes, limão, alface e amendoim.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! A pratica de exercícios físicos é fundamental para ajudar a liberar os hormônios da felicidade! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.