Hormônios da Felicidade – Como Estimular e Efeitos
Hormônios da Felicidade são processos bioquímicos e de acordo com endocrinologistas e neurocientistas podemos encontrar a felicidade a partir de 4 substâncias químicas naturais do nosso organismo. Entretanto estas substâncias não surgem o tempo todo e por isso necessitam, muitas vezes, de estímulos externos.
Como Estimular Hormônios da Felicidade
Pesquisas científicas concluíram que a endorfina é produzida na glândula hipófise, localizada em uma região inferior do cérebro, perto da base do crânio. Depois de produzida, a substância é liberada para o sangue junto com outros hormônios. Quando o cérebro emite ou a endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina, conhecidas como quarteto da felicidade, aumenta a sensação de bem estar.
De modo geral, o hormônio da felicidade é produzido durante e depois da prática de exercícios físicos, regulando nossas emoções. Considerada um poderoso analgésico natural, a endorfina contribui para a redução do estresse e ansiedade, alivia dores no corpo e melhoram o humor. Essas substâncias não surgem o tempo todo, mas existem várias formas de estimular a liberação desses compostos, sem a necessidade de drogas ou substâncias maléficas à saúde. Sem duvida a principal responsável pela liberação do hormônio da felicidade é a prática de atividades físicas. Normalmente os efeitos da endorfina são sentidos no corpo após os trinta minutos iniciais de um exercício.
Abaixo compartilhamos algumas formas de liberar o hormônio da felicidade:
Comer chocolate e o ideal é consumir chocolate amargo, que contém mais chocolate de verdade, em pequenas quantidades.
Aumentar o consumo de pimenta, pois ela estimula a produção de endorfina.
Sorrir verdadeiramente com mais frequência.
Praticar sexo, pois o ato sexual também libera grandes quantidades de endorfina no organismo.
Fazer atividades físicas em grupo.
Efeitos dos Hormônios da Felicidade
O hormônio da felicidade é assim conhecido porque é capaz de proporcionar ao corpo humano sensações cada vez melhores. São muitos os efeitos da liberação destes hormônios em nosso organismo e que melhoram o nosso dia a dia.
Abaixo compartilhamos alguns efeitos dos hormônios da felicidade:
Estimulam a memória e o humor;
Aumentam a resistência e a disposição física e mental;
Melhoram o sistema imunológico;
Tendem a bloquear possíveis lesões nos vasos sanguíneos;
Melhoram a concentração;
Tem efeito analgésico e alivia dores no corpo;
Melhoram a vida sexual.
A serotonina é produzida no tronco encefálico que oferece muitos benefícios ao organismo, em especial ao das mulheres. Ela melhora a saúde regulando o sono, combate a depressão e a enxaqueca, melhora o humor, contribui para o desempenho da atividade sexual e combate os sintomas da TPM. A serotonina também pode ser encontrada em alguns alimentos. Como abacate, banana, castanhas, chocolate, caqui, melancia, peixes, limão, alface e amendoim.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! A pratica de exercícios físicos é fundamental para ajudar a liberar os hormônios da felicidade! Deixe seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!