Saúde

Hormônio Cortisol Alto – Causas, Sintomas e Tratamento

Hormônio Cortisol Alto ele é um hormônio produzido pela glândula supra-renal que está diretamente ligado a resposta ao estresse. Ele aumenta a pressão arterial e o açúcar do sangue, além de suprimir o sistema imune. O cortisol tem, em quase todos os aspectos do metabolismo, um efeito global degradante.

Cortisol Alto – Causas, Sintomas e Tratamento

Causas do Hormônio Cortisol Alto

Uma das principais causas de sua elevação significativa e mantida dos níveis de cortisol é o uso prolongado de corticoides. O cortisol é um hormônio que prepara o corpo para lidar com situações adversas, como estresse, luta ou fuga. Trata-se de um hormônio muito importante, mas níveis elevados podem trazer consequências muito ruins para o organismo.

Compartilhamos abaixo algumas causas do cortisol alto:

-Exercícios físicos intensos;

-Pular refeições ao longo do dia;

-Sono irregular;

-Estresse;

-Infecções ou inflamações;

-Consumo de bebidas alcoólicas;

-Café.

O médico endocrinologista é o especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento dos casos de cortisol elevado.

Sintomas do Hormônio Cortisol Alto

Os sintomas podem variar, dependendo da quantidade de cortisol. E também do tempo que os níveis permanecem altos na circulação sanguínea. Bem como das causas desse aumento e da concentração de outros hormônios produzidos pelas glândulas supra-renais.

Hormônio Cortisol Alto – Causas, Sintomas e Tratamento

Compartilhamos abaixo os sintomas do Cortisol Alto:

-Aumento de peso;

-Aumento da pressão arterial;

-Perda de massa óssea e muscular;

-Alterações de humor;

-Depressão;

-Cansaço;

-Insônia;

-Perdas de memória;

-Dificuldade de concentração e aprendizagem;

-Diminuição da libido;

-Menstruação irregular.

Níveis altos de cortisol também podem afetar o sistema imunológico, baixando a imunidade do corpo. Isto deixa o organismo com mais chances de desenvolver doenças e infecções. Outra característica importante de quem têm o cortisol elevado é o acúmulo de gordura na região abdominal. O indivíduo ganha peso, mas a gordura concentra-se sempre na barriga, o que deixa os braços e as pernas com uma aparência próxima do normal.

Tratamento Para Hormônio Cortisol Alto

O tratamento vai depender do aumento dos níveis desse hormônio. Na maioria dos casos, o tratamento é feito através do controle do estresse e da ansiedade. A mudança no estilo de vida também é importante, como praticar atividade física regularmente. Ter uma alimentação saudável e equilibrada, bem como evitar situações que possam desencadear ansiedade e estresse.

Hormônio Cortisol Alto – Causas, Sintomas e Tratamento

Se a causa do cortisol elevado for o uso de corticoides, o medicamento deve ser retirado aos poucos, seguindo orientação médica. Para casos em que o nível alto de cortisol é causado pela presença de um tumor, como por exemplo, o adenoma de hipófise, o tratamento inclui medicamentos específicos para controlar as taxas do hormônio e cirurgia para retirada do tumor, quando indicada.

 

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? O importante é fazer exames regulares e sempre procurar auxilio médico quando necessário! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.