Saúde

Hipocalcemia – Causas e Sintomas

Hipocalcemia é a diminuição dos níveis de cálcio no sangue. Na maioria das vezes, não provoca qualquer tipo de sintoma e só é identificado no resultado do exame de sangue. Mas, quando a quantidade de cálcio está muito baixa, podem surgir sintomas graves.

Hipocalcemia – Causas e Sintomas

Causas da Hipocalcemia

Normalmente ela aparece quando o organismo não consegue manter os níveis circulantes de cálcio livre normais, por exemplo, como acontece no hipoparatireoidismo ou na falta de vitamina D. O tratamento é feito de acordo com a causa, levando em consideração a gravidade do quadro e se há ou não sintomas, sendo necessária a suplementação de sais de cálcio.

Hipocalcemia – Causas e SintomasO cálcio é um mineral indispensável para a saúde dos ossos e para o metabolismo do organismo. Os seus níveis no sangue são regulados essencialmente pela glândula paratireoide e pela vitamina D, que fazem o equilíbrio entre a absorção do cálcio na alimentação, a distribuição nos ossos e no organismo ou sua a eliminação pelos rins. Compartilhamos abaixo algumas causas da Hipocalcemia:

O hipoparatireoidismo, principalmente quando há lesão ou remoção das paratireoides. Isto pode acontecer por uma cirurgia no pescoço, como durante a retirada da tireoide, ou irradiação durante o tratamento do câncer;

O  Pseudo-hipoparatireoidismo, quando o corpo perde a sensibilidade e não consegue responder aos níveis de PTH, que é o hormônio das paratireoides;

As deficiências no desenvolvimento das paratireoides, como a síndrome de DiGeorge, que afeta bebês;

A deficiência de vitamina D;

A baixa ingestão ou má absorção do cálcio;

As doenças renais, que dificultam a ativação da vitamina D e podem provocar maior excreção de cálcio na urina;

Tambem pode ser efeito colateral de certos medicamentos, como Asparaginase, Cisplatina, Rifampicina, Cetoconazol, anticonvulsivantes ou bifosfonatos, por exemplo;

As alterações nos níveis de outros sais minerais que interferem nos níveis de cálcio, como excesso de fosfato ou falta de magnésio;

O alcoolismo crônico.

Sintomas da Hipocalcemia

Nos casos mais simples a hipocalcemia não apresenta sintomas. Somente quando os níveis de cálcio ficam muito baixos ou abaixam abruptamente, podem surgir alguns sinais.

Hipocalcemia – Causas e Sintomas

Compartilhamos abaixo alguns sintomas da hipocalcemia:

– Cãibras e espasmos musculares;

– Formigamento na boca, mãos e pés;

– Convulsões;

– Sudorese;

– Náuseas e vômitos;

– Cólicas abdominais;

– Crise de asma.

Quando a hipocalcemia é crônica e surge aos poucos, como acontece no hipoparatireoidismo, podem também ser notadas pele seca, unhas quebradiças, queda de cabelos e erosão dos dentes, além de nervosismo, ansiedade, confusão mental, alteração da memória e tremores.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? É necessário fazer exames se sentir alguns destes sintomas ! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • https://big1news com br/hipocalcemia-causas-e-sintomas html

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.