Saúde

Hipertensão Arterial – Alimentos Que Ajudam No Controle e Dicas

hipertensao-arterialHipertensão Arterial ou como é popularmente conhecida, Pressão Alta, é uma doença que se caracteriza pela elevação dos níveis tensionais no sangue, geralmente é acompanhado por outros tipos de alterações como a obesidade.  Aproximadamente 20% da população do Brasil tem hipertensão, que cerca de 50% da população com obesidade é portadora da doença. Hoje a hipertensão arterial é o fator principal de mortes no mundo todo, pelo fato de favorecer inúmeras outras doenças. Quando as artérias sofrem algum tipo de resistência, fazendo com que se perca a capacidade de contrair e dilatar resulta em hipertensão, ou então quando o volume aumenta muito, exigindo uma circulação muito mais veloz.  Sabendo de todos os ricos da hipertensão arterial, e que um fator que pode interferir muito é alimentação, vamos saber qual alimentação correta para baixar a pressão.

Alimentos Que Ajudam No Tratamento

Para que a pressão arterial seja controlada, é importante uma alimentação regulada, com pouca gordura saturada e enriquecida com verduras e legumes, além de grãos integrais e laticínios com baixo teor de gordura. Nutrientes como cálcio, fibra alimentar (solúveis e insolúveis), magnésio, potássio e vitamina C, que são presentes desses tipos e alimentos ajuda muito no controle da pressão, saiba como:
Cálcio: ajuda na contração da musculatura e melhora as condições do tônus vascular.

Potássico: auxilia na evacuação do sódio.

Magnésio: mantém um efeito vasodilatador.

Fibras Solúveis: podem fazer com que seja absorvida menos gordura e diminuir a síntese do colesterol hepático. Isso faz com que diminua os hipertensao-alimentacaoriscos de formação da placa de ateroma nos vasos sanguíneos.

Fibras Insolúveis: contribui no aumento da satisfação, isso faz que diminua o consumo de alimentos fazendo com que o intestino trabalhe melhor.

Os alimentos que são indicados para hipertensos são: todas as frutas secas, queijo sem sal, azeite de oliva, água de como, suco de beterraba, iogurtes light, margarinas enriquecidas com ômega 3 entre outros.

Dicas

Para quem tem pressão alta, é importante restringir o consumo de sal, então uma boa dica é cozinha os alimentos utilizando especiarias e ervas para dar mais sabor à comida.

Evite alimentos curados, que são presuntos, peito de peru e mortadela. E conservas como, picles e azeitonas, além de condimentos como mostarda e ketchup.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.