Saúde

Hipersonia Idiopática – Sintomas

Hipersonia Idiopática é um distúrbio do sono muito raro que não tem cura mas tem controle. Para fazer o tratamento corretamente deve-se ir no médico especialista do sono que indicará a medicação necessária e ira adotar estratégias para programar uma boa noite de sono.

Hipersonia Idiopática - Sintomas

Sintomas da Hipersonia Idiopática

Não se sabe ao certo as causas da hipersonia idiopática. Alguns especialistas acreditam que uma substância que atua a nível cerebral esteja entre os causadores desse transtorno. O sono excessivo pode ter outras causas como a apneia do sono, síndrome das pernas inquietas e uso de medicamentos ansiolíticos, antidepressivos ou estabilizadores do humor, que têm como principal efeito colateral a sonolência excessiva. Só depois de  eliminar todas estas hipóteses é que pode se dar o primeiro passo para saber se realmente é hipersonia idiopática. Ela pode ser de dois tipos:

-Hipersonia idiopática de sono prolongado, onde a pessoa pode dormir mais de 24 horas seguidas;

-Hipersonia idiopática sem sono prolongado, onde a pessoa dorme em média 10 horas de sono seguidas, mas necessita de vários pequenos cochilos ao longo do dia. Só assim se sente revigorada, mas mesmo assim pode se sentir cansada e com sono o tempo todo.

Hipersonia Idiopática - Sintomas

Compartilhamos abaixo alguns dos sintomas da hipersonia idiopática:

-Dificuldade para acordar, não ouvindo o alarme;

-Precisar dormir em média 10 horas a noite e precisar de vários cochilos durante o dia, ou dormir mais de 24 horas seguidas;

-Cansaço e fadiga intensa ao longo do dia;

-Exaustão;

-Necessidade de tirar cochilos ao longo do dia;

-Desorientação e falta de atenção;

-Perda de concentração e memória que afeta o trabalho e a aprendizagem;

-Bocejar constantemente ao longo do dia;

-Irritabilidade.

Para se conseguir o diagnóstico certo é necessário que os sintomas estejam presentes há mais de 3 meses. O especialista poderá pedir os exames de polissonografia, tomografia axial computadorizada ou uma ressonância magnética. Outros exames, como os de sangue, podem ser solicitados para avaliar se não pode haver outras doenças, como anemia, por exemplo.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? O sono excessivo pode ser indicio de hipersonia idiopática! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.