Higiene Nasal No Bebê – Como Fazer e Benefícios
Higiene Nasal No Bebê poucos pais sabem que ela deve ser feita todos os dia mesmo quando a criança não esta resfriada. Os pediatras explicam que quando feita diariamente a limpeza do nariz pode trazer muitos benefícios para o bebê. Mesmo no dia a dia, o acúmulo de muco pode atrapalhar a respiração, causar desconforto e até mesmo facilitar infecções respiratórias.
Como Fazer a Higiene Nasal No Bebê
A higiene nasal é um procedimento muito simples de ser realizado. Mas, precisa ser feito da maneira correta, para que não aconteça nenhum efeito colateral para o bebê. Fazendo a higiene nasal a respiração fica livre e é muito comum assoamos e limpamos as cavidades nasais. Mas, o bebê ainda não sabe como assoar o nariz. Assim eles podem sentir um grande desconforto especialmente quando estão resfriados. Tendo as vias nasais obstruídas o bebê pode ter seu sono prejudicado e também ficar mais agitado e até mesmo afetar seu paladar.
Compartilhamos abaixo como fazer higiene nasal no bebê:
Para fazer a higiene nasal vai precisar de uma seringa ou um conta-gotas. Basta aplicar o soro na cavidade nasal do bebê e utilizar um aspirador nasal para remover o muco. Este processo é completamente seguro e se precisar peça orientações ao seu pediatra. Normalmente as mães se sentem mais seguras fazendo a limpeza com um conta-gotas e o aspirador nasal.
A limpeza nasal pode ser feita a partir de qualquer idade. Os pediatras recomendam que seja feita desde o nascimento. Este processo deve ser feito de 2 a 6 vezes por dia. O ideal é que limpe o nariz do bebê pelo menos uma vez de manhã e uma antes de dormir. Se o tempo estiver muito seco, no entanto, é recomendado que aumentar a frequência de limpezas por dia.
Mantenha o bebê sentado ao realizar a higiene nasal. Principalmente se usar a seringa, pois o jato pode se direcionar ao canal auditivo quando o bebê está deitado.
Use sempre soro fisiológico puro. Existem versões com conservantes que podem irritar a cavidade nasal do bebê. Nunca use água para a higiene nasal, pois ela contém várias impurezas que podem causar infecções na criança.
Armazene o soro fisiológico na geladeira, mas certifique-se de que ele está em temperatura ambiente para fazer a higiene nasal. Nunca utilize soro gelado no procedimento.
Benefícios da Higiene Nasal No Bebê
Muitas coisas no ambiente são prejudiciais as narinas dos bebês. O tempo muito seco ou quente pode causar machucados e rachaduras. A poluição que existem nas cidades também pode ser um fator que causa infecções, doenças respiratórias e alergias. Poeiras, pólen, pelos de animais e inúmeras outras impurezas no ar também pode causar problemas no bebê. Desta maneira, fazer a higiene nasal na criança é uma opção necessária e saudável.
Compartilhamos abaixo alguns benefícios de fazer a higiene nasal diariamente:
-Desentope o nariz do bebê, melhorando a respiração;
-Possibilita sono mais tranquilo;
-Hidrata a cavidade nasal, reduzindo riscos de machucados;
-Melhora o olfato e o paladar do bebê
-Elimina o muco e impurezas;
-Evita inflamações respiratórias;
-Diminui o surgimento de alergias;
-Auxilia no tratamento de rinites alérgicas, rinossinusites e tosses;
-Evita o prolongamento de gripes e resfriados.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? A limpeza nasal faz muito bem para o bebê ajudando em manter sua saúde! Deixe seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!