Hepatite B é uma enfermidade transmitida pelo vírus VHB que passa a infectar os hepatócitos, as células do fígado. As células podem ser afetadas pelo VHB diretamente, ou através das células do sistema de defesa que para combater a infecção, acabam por acarretar um processo inflamatório crônico.
Sintomas Hepatite B
O vírus da hepatite B pode viver ativo em ambientes externos por vários dias. Seu período de incubação pode viver por volta de quatro meses. Quando uma pessoa fica infectada pelo vírus esta sujeito a desenvolver algumas formas da doença como a hepatite aguda, hepatite crônica, ou as duas e, hepatite fulminante, uma forma rara da doença que as vezes é fatal. Na maioria dos adultos poderá ocorrer indício de infecção aguda desenvolvidas por causa do vírus da hepatite B, porem em muitas crianças não o fazem. Adultos e crianças com idade posterior aos cinco anos, estão mais propensos ao desenvolvimento dos sintomas. Setenta por cento dos adultos desenvolvem sintomas da infecção.
Abaixo compartilhamos sintomas da hepatite B:
– Febre;
– Fadiga;
– Perda de apetite;
– Náuseas;
– Vômitos
– Dor abdominal;
– Urina escura;
– Dor nas articulações;
– Icterícia (cor amarela na pele ou dos olhos);
A transmissão da hepatite B, incidi pelo sangue e outros líquidos/ como as secreções corporais contaminados. A transmissão pode também ocorrer em situações de rotinas no dia-a-dia, como por exemplo, no compartilhamento de alicates de unha e ainda por outros meios conforme indicado abaixo:
– de uma mãe portadora do vírus da hepatite B para seu bebê no nascimento;
– por contato sexual com uma pessoa infectada;
– por injeções ou feridas provocadas por material contaminado;
– por tratamento com derivados de sangue contaminados.
Para fazer a prevenção contra a hepatite B deve-se evitar o contato com sangue infectado ou de quem se desconheça o estado de saúde, não partilhar objetos cortantes e perfurantes, nem instrumentos usados para a preparação de drogas injetáveis, use sempre preservativo nas relações sexuais, pois são as principais formas de prevenir o contágio. Fazer tatuagens, colocar ‘piercings’ e fazer tratamentos com acupuntura só deve ser feita se os instrumentos utilizados estiverem perfeitamente esterilizados.
Como Tratar Hepatite B
Se estiver infectado pelo vírus VHB, contate imediatamente seu médico, pois receber uma injeção de imunoglobulina e vacina contra a hepatite B em até 24 horas após o contágio, pode evitar que se desenvolva a doença. Entretanto se o diagnóstico já tiver sido feito, precisa cuidar para que a doença não evolua para complicações mais graves.
Hepatite B aguda não tem tratamento específico, mas existem medicamentos para reduzir os sintomas que venha a sentir enquanto seu sistema imunológico combate o vírus. Para avaliar a evolução e garantir que o vírus seja eliminado definitivamente do corpo, seu médico poderá pedir exames de sangue periódicos.
Hepatite B crônica é preciso fazer o tratamento específico usando medicamentos antivirais que combaterão a ação do vírus VHB e que o impedirá de causar maiores danos ao fígado, normalmente são usados de forma contínua, uma vez que não se consegue eliminar o vírus, estes medicamentos devem ser indicados por um médicos. Em caso de cirrose avançada pode ser preciso a realização de um transplante de fígado: se o seu fígado foi seriamente danificado pela hepatite B, o transplante pode vir a ser o recurso de tratamento.
Na hepatite B crônica caso não seja feito o tratamento adequado pode vir a causar outros problemas sérios entre eles estão:
Cirrose, que abre feridas na parte interior do fígado, podendo levar até à sua falência;
Câncer de fígado;
Falência do fígado, nestes a única alternativa viável é o transplante;
Hepatite , alguns pacientes diagnosticados com hepatite B podem vir a desenvolver hepatite D caso o tratamento não funcione ou não seja seguido à risca. Isso acontece porque o vírus causador da hepatite D acomete principalmente pessoas que já sejam portadoras do vírus B. No entanto, o vírus D só costuma aparecer em alguns lugares do mundo, como na região amazônica, por exemplo;
Problemas renais podem surgir caso a hepatite B não seja tratada, podendo levar até à falência múltipla dos rins.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria?Hepatite B é uma doença séria que deve ser tratada rápidamente!! Deixe seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários