Receitas

Hambúrgueres Vegetarianos – Dicas e Receitas

Hambúrgueres Vegetarianos  para aqueles que são vegetarianos e sentem vontade de comer um bom lanche com hambúrguer. Ele que é o prato mundialmente conhecido por ser de fácil preparo também podem ser vegetarianos e desta maneira se tornarem um prato maravilhoso e com muitas vitaminas.

Hambúrgueres Vegetarianos - Dicas e Receitas

Dicas Para Hambúrgueres Vegetarianos

Em uma pesquisa feita pelo Grupo Ibope aproximadamente oito por cento da população brasileira diz ser vegetariana.  E engana-se quem pensa que por escolher esta opção eles tenham de desistir de saborear pratos gostosos em suas refeições. Mesmo tendo um cardápio diferente de quem se diz carnívoro é possível adaptar as receitas com ingredientes de origem vegetal e fazer receitas bem tradicionais.

Abaixo compartilhamos dicas como fazer hambúrgueres vegetarianos:

– Para fazer seu hambúrguer vegetariano pode utilizar qualquer tipo de vegetal, mas a dica é escolher os que têm texturas similares às da carne como a soja, tofu, de frutos secos, cereais e incluindo os legumes. Através desta base você poderá criar deliciosos hambúrgueres.

– Após escolher o vegetal que irá usar como base do hambúrguer, cozinhe ao vapor. Utilize o tempo necessário para que sejam bem cozidos.

Hambúrgueres Vegetarianos - Dicas e Receita

– Coloque uma frigideira no fogo e prepare um refogado: cebolas, alhos e qualquer outro ingrediente que deseje acrescentar. Tudo depende dos sabores que mais lhe agrade.  Use especiarias para dar mais sabor aos hambúrgueres vegetais. A dica é utilizar as mais básicas: salsa, louro, tomilho, orégano ou cominho.

 – Misture todos os vegetais que foram cozidos no refogado, um ovo batido, queijo ralado e a especiaria escolhida. Misture muito bem para que juntem os sabores entre eles. Se preferir pode colocar no liquidificador rapidamente para fazer a mistura, mas atenção para não triturar os ingredientes mais que o necessário.

Hambúrgueres Vegetarianos  Receita
 – A massa deve repousar se possível deixe na geladeira e cubra com um plástico filme. Espere esfriar bem para que fique mais fácil moldar os hambúrgueres.

– Para preparar os seus hambúrgueres vegetarianos basta dar a forma e prepará-los em uma frigideira, a seu gosto. Coloque umas gotas de óleo  na frigideira para que o seu hambúrguer fique dourado e terá o seu prato pronto.

Receitas Hambúrgueres Vegetarianos

Para comprovar que é possível comer hambúrgueres feitos totalmente sem qualquer adição de carne e mostrar como eles podem ser saborosos compartilhamos abaixo algumas receitas de Hambúrguer vetetal.

Hambúrguer de beterraba e arroz integral :

O segredo desta receita é utilizar o vinagre de vinho tinto, que dá um toque levemente frutado e ácido. É necessário "selar" os hambúrgueres em fogo alto no início do cozimento para criar uma crosta para manter seu formato. 

Hambúrgueres Vegetarianos -

Rendimento:  6 hambúrgueres médios.
Tempo de preparo: 30 minutos.

Ingredientes necessários:

– 3 beterrabas médias com casca;
– 4 colheres (sopa) de azeite de oliva;
– 1 cebola roxa sem casca cortada em cubos;
– ½ colher (chá) de sal;
– 1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto;
– 1½ xícara de feijão-preto ou roxinho cozido;
– 1 xícara de arroz integral cozido;
– 2 colheres (sopa) de salsinha fresca picada;
– pimenta-do-reino moída na hora.

Modo de Fazer:

Lave bem a casca e corte as pontas da beterraba. Rale no processador ou em um ralo grosso.
Em uma frigideira grande, aqueça 2 colheres (sopa) do azeite em fogo médio. Junte a cebola e refogue por 6-8 minutos ou até começar a ficar translúcida. Adicione a beterraba e o sal e misture. Tampe e cozinhe por 10-12 minutos ou até a beterraba ficar macia. Despeje o vinagre, misture e raspe o fundo da frigideira com uma colher de pau. Espere esfriar um pouco. Em uma tigela, amasse grosseiramente o feijão. Junte à mistura de beterraba, o arroz, a salsinha e pimenta-do-reino a gosto. Acerte o sal e modele seis hambúrgueres com 1 cm de espessura.
Em uma frigideira, aqueça o restante do azeite em fogo alto. Frite os hambúrgueres aos poucos. Eles devem chiar em contato com o óleo – esse é o sinal de que está se formando uma crosta. Frite por 1 minuto, reduza o fogo para médio e frite por mais 2-3 minutos. Com cuidado, vire os hambúrgueres. Frite por 4-5 minutos ou até o ponto desejado.

Hambúrguer de cogumelos com cevada:

Com sopa de cogumelos e cevada uma receita bem simples e repleta de sabor. Usando portobello e shitake, mas se quiser pode usar apenas um deles. A combinação de cogumelos e cevada rende um hambúrguer com ótima consistência e delicioso.

Hambúrgueres Vegetarianos .

Rende: 4 hambúrgueres médios.
Tempo de preparo: 30 minutos.

Ingredientes Necessários:

– 1 batata pequena sem casca cortada em pedaços de 1 cm;
– 6 cogumelos portobello médios;
– 12 champignons graúdos;
– 10 cogumelos shitake médios;
– 3 colheres (sopa) de azeite de oliva;
– ½ colher (chá) de tomilho seco;
– 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico;
– 1 xícara de cevada cozida;
– ½ colher (chá) de sal;
– ¼ de colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora;

–  Cozinhe a batata até ficar macia e amasse a seguir. 

Modo de Fazer:
Corte os talos dos portobello, limpe os chapéus com uma escova macia ou papel-toalha e corte em lâminas de 1 cm. Corte os champignons e os shitake em lâminas finas.
Pré-aqueça o forno a 190 °C.
Em uma frigideira com fundo grosso, aqueça 1 colher (sopa) de azeite em fogo médio. Refogue o portobello e o tomilho por 6-8 minutos ou até soltar líquido. Junte os outros cogumelos e cozinhe por 10 minutos ou até que o líquido tenha secado. Acrescente o vinagre balsâmico e raspe o fundo da frigideira com uma colher de pau.
Transfira para o processador e pulse até obter uma massa granulada. Se preferir, pique muito bem à mão. Junte a batata, a cevada, o sal e a pimenta-do-reino, pulse, somente para homogeneizar a massa, e modele os hambúrgueres.
Em uma frigideira grande que possa ir ao forno, aqueça o restante do azeite em fogo médio-alto. Frite os hambúrgueres por 6-10 minutos ao todo ou até tostar dos dois lados. Leve a frigideira ao forno e asse por 12-15 minutos ou até o ponto desejado. 

Hambúrguer fácil de grãos:

Este hambúrguer pode ser preparado com quase qualquer tipo de grãos médios e grandes, como grão-de-bico, feijão-preto e feijão-roxinho. Se quiser pode usar centenas de variedades regionais, desde que tenham grãos médios ou grandes e bastante amido.

Hambúrgueres Vegetarianos -grão

Rende: 4 hambúrgueres médios.
Tempo de preparo: 30 minutos.

Ingredientes Necessários:

– 1½ xícara de grãos variados cozidos;
– 2 ovos batidos;
– ½ xícara de salsinha grosseiramente picada;
– ¼ de xícara de queijo parmesão ralado;
– 2 colheres (chá) de mostarda de Dijon;
– ½ colher (chá) de sal;
– ¼ de colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora;
– suco de 1 limão-siciliano;
– ¾ de xícara de farinha de rosca, mais um pouco se necessário;
– 2 colheres (sopa) de azeite de oliva.

Modo de Fazer:

Pré-aqueça o forno a 190 °C.
Em uma tigela, amasse os grãos. Junte os ovos, a salsinha, o queijo parmesão, a mostarda, o sal, a pimenta-do-reino e um pouco do suco de limão. Acrescente farinha de rosca suficiente. Se a massa parecer muito mole, acrescente mais farinha de rosca. Reserve por 5-10 minutos, para que a farinha absorva um pouco da umidade da massa. Acerte o tempero e modele quatro hambúrgueres.
Em uma frigideira que possa ir ao forno, aqueça o azeite em fogo médio-alto. Frite os hambúrgueres por 6-10 minutos ao todo. Leve a frigideira ao forno e asse por 12-15 minutos ou até o ponto desejado. 

Hambúrguer de falafel assado:

Hambúrgueres Vegetarianos - falafel

Rende: 4 hambúrgueres médios.
Tempo de preparo: 40 minutos, sem incluir o tempo de molho.

Ingredientes Necessários:

– 1 xícara de grão de bico lavado;
– 1 cebola sem casca grosseiramente picada;
– 2 dentes de alho sem casca;
– 1/2 xícara de salsinha picada;
– raspas de 1 limão-siciliano;
– suco de 1 limão-siciliano;
– 1 colher (sopa) de sementes de cominho tostadas;
– 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio;
– 3/4 de colher (chá) de sal;
– 1/2 colher de pimenta-do-reino moída na hora;
– 1/4 de colher (chá) de pimenta caiena;
– 1 colher (sopa) de farinha de grão-de-bico ou outra farinha sem glúten, se necessário.

Modo de Fazer:

Coloque o grão-de-bico em uma tigela e a seguir coloque água até cobrir. Reserve por 24 horas. Escorra bem.

Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Coloque no processador o grão-de-bico, a cebola, o alho, a salsinha, as raspas e o suco do limão siciliano, o cominho, o bicarbonato, o sal, a pimenta-do-reino e a pimenta caiena. Bata até obter uma mistura granulada- se necessário acrescente um pouco de água para ligar a massa, mas nunca mais do que 2 colheres (sopa). Os hambúrgueres se desmancham se a massa ficar mole demais. Se precisar acrescentar água, adicione também a farinha de grão-de-bico. Acerte o tempero e modele cuidadosamente 6 hambúrgueres – lembre que a massa fica bem úmida. 
Arrume os hambúrgueres em uma assadeira untada e asse por 15 a 20 minutos, virando uma vez na metade do tempo, ou até o ponto desejado. 

Fonte Receitas: Veggie Burguers Para Todo Mundo 

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Hamburgueres Vegetarianos além de saborosos são muito saudáveis !! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.