Guillain-Barré é uma síndrome, uma doença muito rara também conhecida como polirradiculoneuropatia idiopática aguda ou
São estes os nervos responsáveis por enviar mensagens ao cérebro e aos músculos, mandando que se movam e conduzem também as sensações como dor, prazer, gosto, etc..Quando um nervo sofre algum tipo de dano gera fraqueza muscular e algumas vezes pode levar a paralisia total.
A síndrome de Guillain-Barré deve ser tratada como emergência porque pode atacar os músculos do tórax que são os responsáveis pela respiração e quando eles são paralisados o doente pode vir a morrer em decorrência da falta de ar. O portador da Sindrome de Guillain-Barré deve ser monitorado atenciosamente por aparelhos em um hospital para que se verifique as funções de respiração e mantenham em controle as outras funções vitais.
Guillain-Barré Síndrome – Causas
É desconhecida a causa da síndrome de Guillain-Barré apenas se constatou que na maioria dos casos os portadores da síndrome de duas a três semana antes teriam se manifestado com alguma doença aguda provocada por vírus (citomegalovírus, Epstein barr, da gripe ou da hepatite) ou por bactérias mais especificamente a campylobacter jejuni. O que se supõe é que ao produzir anticorpos para atacar os micro-organismos invasores o organismo responde com uma intensidade imunológica maior do que a necessária atacando assim além da infecção a bainha da mielina dos nervos periféricos.
Outras causas prováveis da síndrome de Guillain-Barré podem ser as cirurgias, gravidez, linfomas, gastrenterite aguda, traumas e infecções das vias respiratórias.
Guillain-Barré Síndrome – Sintomas
Os sintomas variam muito e podem ser fortes ou moderados em cada pessoa. Sem duvida o primeiro sintoma a ser notado é a fraqueza que atinge as duas pernas. Conforme vai passando o tempo à fraqueza tende a atingir os braços e também a cabeça. É uma enfermidade em que, acaba afetando os olhos, a fala e os movimentos da cabeça.
A fraqueza pode vir acompanhada de formigamento normalmente nos pés ou na parte mais baixa das pernas. A síndrome de Guillain-Barré pode alterar a pressão sanguínea deixando-a perigosamente baixa principalmente quando a pessoa se levanta ao ter se abaixado ou até mesmo após ter apenas se sentado isso se chama hipotensão postural.
A progressão da doença é muito rápida e o máximo da doença onde o paciente já esta com fraqueza nas pernas, braços, tórax e outros músculos pode acontecer em aproximadamente três semanas após o inicio da doença.
Existem alguns casos em que a doença progride muito rapidamente onde a fraqueza que atinge as pernas pode chegar á paralisia completa das pernas, braços e músculos em poucas horas ou até em poucos dias. Por isso é necessário muita atenção e se uma pessoa for acometida por fraqueza nas pernas ou braços deve procurar um médico rapidamente.
A reversão da doença em que se encontra em um quadro que apresenta a fraqueza já fica sendo muito mais demorado, poderão durar dias e ate mesmo anos, mas a maioria dos pacientes em que já se encontram em tratamento poderá retornar ao estado normal em meses.
Guillain-Barré Síndrome – Tratamento
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários