Saúde

Gravidez Psicológica – Sintomas e Como Tratar

Gravidez Psicológica também é conhecida como pseudociese, se trata de um problema emocional causando os sintomas da gravidez, mas não existe feto se desenvolvendo no útero da mulher. Um problema comum entre mulheres que querem muito engravidar ou tem medo de engravidar comum entre adolescentes.

Gravidez Psicológica - Sintomas e Como Tratar

Sintomas da Gravidez Psicológica

Ainda pode ocasionar à gravidez psicológica a pressão familiar quando se é a única mulher da família que não engravidou ou se for filha única e os pais desejam muito ser avós. A insegurança no casamento e o medo de perder o marido também podem desencadear os sintomas. Os sintomas acontecem por causa de estímulos psicológicos que geram um aumento na produção dos hormônios da gravidez, como a prolactina resultando nos sintomas iguais aos de uma gravidez verdadeira.

Gravidez Psicológica - Sintomas e Como Tratar

Compartilhamos abaixo sintomas da gravidez psicológica:

-Enjoos;

-Sonolência;

-Desejos alimentares;

-Ausência da menstruação;

-Crescimento da barriga e das mamas;

-Sensação de sentir o feto se mexer;

-Produção de leite materno.

Como Tratar a Gravidez Psicológica

O diagnóstico da gravidez psicológica é feito através de exames como o teste de farmácia de gravidez e o exame de sangue Beta HCG ou ainda o exame de ultrassom que constatam que não existe feto no útero da mulher. Entretanto apesar dos exames negativos algumas mulheres  tem dificuldade em aceitar que não existe gravidez. O tratamento para gravidez psicológica pode ser feito com o uso de medicamentos hormonais para regularizar a menstruação e para parar a produção de leite materno. Entretanto é imprescindível o acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra para eliminar as causas que levaram ao desenvolvimento desse problema.

Gravidez Psicológica - Sintomas e Como Tratar

Assim, alguns dos remédios que podem ser indicados pelo médico pode ser a pílula anticoncepcional para regular a menstruação e o remédio para cessar a produção de leite materno. Se for necessário será indicado o uso de antidepressivos para ajudar a lidar com o problema. A  duração do tratamento vai depender da compreensão e da colaboração da mulher e dos familiares, mas pode demorar meses para que o problema seja totalmente superado. Neste momento o apoio de amigos e familiares ajudam dando segurança e esperança para a mulher .

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! A gravidez psicológica acontece e precisa ser tratada por um profissional! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.