Saúde

Gravidez de Risco – Como Identificar e Cuidados

garvidez-riscoAo engravidar, muitas mulheres podem sofrer complicações na gestação, seja por algum problema genético, por alguma doença contraída, pela idade avançada, ou outro diferente motivo. O importante, é que durante uma gravidez de risco, os cuidados sejam redobrados, para que tanto a saúda da mãe, quanto do bebê, sejam preservadas. Evitar situações de riscos, nervoso, fazer todos os exames, são medidas que podem ser tomadas para que a gestação aconteça sem maiores preocupações. Confira dicas de como identificar riscos na gravidez e como fazer para se cuidar.

Como Identificar Gravidez de Risco

A idade fértil e mais propícia para se engravidar, vai dos 18 aos 35 anos de idade. Após isso, a gravidez costuma ser de risco, por conta da diminuição da fertilidade e queda na qualidade e quantidade de óvulos produzidos pelas mulheres. Além disso, nessa idade também há uma possibilidade maior de desenvolver doenças como diabetes, tireoide, obesidade, hipertensão, varizes, anemia e etc.
Se você está dentro do estereótipo, ou possui algum problema de saúde, é preciso ficar atenta aos sinais de risco que a gestação pode apresentar, tais como:

  • Dores ao urinar;
  • Tonturas e desmaios frequentes;
  • Inchaço súbito do corpo;
  • Náuseas e vômitos persistentes;
  • Batimento cardíaco elevado de forma repentina;
  • Dificuldade para caminhar;
  • Sangramento vaginal;
  • Contrações no útero antes do tempo.

Cuidadosgravidez-dicas-risco

O principal cuidado nesse tipo de gravidez, é o acompanhamento médico. As visitas ao consultório do ginecologista deve ser mais frequente, pois ele precisará sempre avaliar e examinar o quadro clínico da futura mamãe. As instruções do médico pode variar dependendo da paciente, já que cada uma apresenta um problema específico.
Manter uma boa alimentação é indicado, com alimentos que sejam leves e saudáveis. Não consuma alimentos crus, ou se consumir, lave bem antes de comer. Evite comer frutas com casca, ou alimentos mal passados.
Lave sempre as mãos, principalmente antes de comer, evitando assim se contaminar com bactérias. Evite contato com pessoas doentes, pois sua imunidade na gestação fica baixa. Não faça esforços físicos e sempre que possível, fique de repouso ou descanse.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.