Tecnologia

GPS Nos Sapatos – Para Localizar Idosos

GPS nos sapatos para ajudar a localizar idosos ou pessoas doentes que ao sair podem não conseguir retornar para suas casas sozinhas. A demência é uma síndrome que deteriora a memória na sua inteligência, comportamento e até na capacidade de realizar suas atividades mais simples. Uma delas muito conhecida é a  Doença de Alzheimer.

GPS nos Sapatos dokodemo

GPS nos Sapatos  Para Localizar Idosos

Foi pensando nestas pessoas que uma empresa japonesa inventou os sapatos com GPS com a finalidade de localizar estas pessoas e devolve-las aos seus familiares.  O nome dos sapatos é GPS Dokodemo Shoes e o localizador fica alojado no interior do pé esquerdo do par de sapatos e mostra a posição de quem estiver usando  em smartphones e computadores após digitar o numero de identificação do terminal e uma senha. O representante da Wish Hills criadora do calçado comentou: “Temos experiência na busca de doentes com demência e perdidos, sabemos que este tipo de pessoa não utiliza telefones celulares e nem relógios, e sim sapatos. Por isso decidimos criar sapatos com sistema de localização GPS”.

GPS nos Sapatos

O dispositivo localizador envia notificações quando o usuário do sapato com GPS se afasta a mais de cinquenta, cem ou quinhentos metros de acordo com um numero pré-programado. O sistema aponta a posição do usuário em um mapa e assim fica mais fácil começar  a procura. A empresa explica que pretende desta forma salvar vidas e que já esta tendo um bom resultado nas vendas principalmente para mulheres com aproximadamente cinquenta anos e que tem problemas para controlar as saídas de seus pais portadores de demência. Os sapatos só estão disponíveis no Japão onde quase vinte e cinco por cento da população é superior a sessenta e cinco anos.

GPS nos Sapatos deficiente visual

Outro par de sapatos que também usa o GPS é o chamado de Lechal que traduzido quer dizer leve-me contido em hindi. Com palmilhas especiais com Bluetooth eles conseguem se conectar ao Smartphone do usuário e seguindo uma rota com ajuda do Google Maps. Ele é capaz de ajudar portadores de deficiência visual indicando o caminho mostrando onde ele deve virar vibrando o pé esquerdo, por exemplo, para ir para a esquerda ou pé direito para seguir o caminho pela direita. Associado a bengala que é capaz de evitar obstáculos o sapato aumenta muito mais a mobilidade destas pessoas. A invenção é de dois indianos Krispian Lawrence e Anirud Sharma que completaram seus estudos nos Estados Unidos e retornarem a seu país criaram a empresa Ducere Technologies e o Lechal é seu produto principal. Além da rota ele é capaz de calcular as calorias consumidas, distância percorrida e o tempo do percurso. Desta maneira os sapatos se tornaram populares entre os atletas e não só por cegos ou pessoas com baixa visão. O Lechal é compatível com sistemas iOS, Android e Windows Phone e junto vem uma bateria e um carregador universal, igual aos utilizados para carregar celulares.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Sapatos com GPS para auxiliar os doentes e familiares nos cuidados com seus queridos!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.