Saúde

Gordura Visceral e Subcutânea – Diferenças

Gordura Visceral ou Subcutânea é muito importante saber as diferenças, pois, além de incomodar esteticamente, o excesso de gordura abdominal trará conseqüências ruins para a saúde. A gordura do corpo tem muitas funções, desde reserva energética até como participante da produções de hormônios muito importantes.

Gordura Visceral e Subcutânea –

Diferenças Entre gordura Visceral e Subcutânea

A gordura corporal é normalmente indicada como o maior problema em nosso corpo. É muito comum encontrar quem queira perder gordura corporal ou que tenha uma dobrinha ao lado do tronco. Esta gordurinha é a subcutânea e não é a mais importante na questão da saúde, a gordura mais perigosa é a visceral.

Abaixo compartilhamos diferenças entre Gordura Visceral e Subcutânea:

Gordura Visceral: A gordura visceral fica localizada atrás da parede abdominal e os órgãos que rodeia, no interior da cavidade peritoneal. A gordura visceral faz muito mal a saúde, aumentando a inflamação nos órgãos. Isto acontece porque ela libera substâncias chamadas adipocinas, que são proteínas de sinalização celular que aumentam a pressão arterial e influenciam a insulina. A gordura visceral diminui a quantidade de adiponectina no corpo, um hormônio eficaz para a queima de gordura que auxilia a acelerar o metabolismo, o que significa que existem mais triglicéridos entrando na corrente sanguínea. Combinando a diminuição da sensibilidade à insulina, hipertensão e triglicérides elevadas, muitas vezes pode causar aterosclerose, colesterol elevado LDL ruim que é um fator importante para o desenvolvimento de diabetes.

Gordura Visceral e Subcutânea

Gordura subcutânea: A gordura subcutânea fica bem abaixo da camada mais externa da pele. Esta é a que se consegue apertar com os dedos. A gordura subcutânea cobre os músculos abdominais e se ela existe em excesso não se consegue ver os músculos abdominais. Em comparação, a gordura visceral fica localizada entre os órgãos dentro do corpo. Não tem como pega-la mas ela é capaz de fazer o estômago ficar protuso caso seja em excesso. Existem estudos que indicam que os homens costumam ter mais gordura visceral do que as mulheres, as quais costuma ter mais gordura subcutânea. Uma vez que as mulheres entram na menopausa, elas começam a desenvolver mais gordura visceral.

Abaixo compartilhamos Imagem da localização da Gordura Viscera e Subcutânea:

Gordura Visceral e Subcutânea – Diferenças

A gordura de nosso corpo exercem muitas funções, desde reserva energética até como participante da produção de hormônios importantes. Um bom exemplo é o hormônio estrogênio que é um hormônio dependente da gordura para existir, ele é o principal hormônio da mulher e tem importante papel no ciclo menstrual. A gordura corporal em si, não é maléfica o problema é na verdade a quantidade e principalmente a sua distribuição. A gordura subcutânea pareça não é a que esta mais ligada a problemas de saúde. A gordura que mais prejudica a saúde é a gordura visceral e que nós não vemos.

Os exercícios de alta intensidade são os que mais auxiliam na perda da gordura visceral, entretanto para se realizar estes exercícios é importante o acompanhamento e planejamento para que não aconteçam  lesões e contra tempos. Praticando exercícios físicos regularmente é possível diminuir a gordura visceral expressivamente.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Gordura Visceral e Subcutânea são diferentes e podem causar problemas a saúde! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.