Saúde

Glúten – O Que É e Recomendações

Glúten sempre vem especificado nas embalagens quando esta presente nos ingredientes. Porém, mesmo com a informação sendo encontrada em diversas embalagens de produtos, e a maioria dos alimentos industrializados possuírem tal substância, as pessoas ainda não sabem o que exatamente é o glúten, e nem qual o seu efeito no organismo, se beneficia ou prejudica. Por isso, trouxemos a explicação sobre o que é o famoso elemento que está presente em tantos produtos e qual o efeito dele no corpo.

Glúten - O Que É e Recomendações

Glúten O Que É e Recomendações

O glúten está presente em diversos alimentos, como bolos, bolachas, pães, macarrão, pizzas, e até bebidas, como o uísque. Ele é uma proteína vegetal, presente em alimentos como trigo, cevada, centeio, aveia, malte e outros derivados. Sua função é dar elasticidade para as massas, por exemplo, permitindo assim que o pão fique macio e cresça.

Glúten - O Que É e Recomendações
Apesar dos fabricantes de alimentos precisarem especificar nas embalagens a presença dessa proteína, ela só faz mal à saúde para quem é celíaco. Aqueles que possuem esse problema é porque são hipersensíveis à substância. A doença atinge o intestino delgado, impossibilitando a absorção de nutrientes importantes para o organismo, como vitaminas, ferro, ácido fólico e etc.

Glúten - O Que É e Recomendações

Os sintomas que uma pessoa celíaca apresenta são: diarreia, perda de peso, vômito, anemia, entre outras deficiências nutricionais. Essa doença precisa ser diagnosticada com exames, e o glúten deve então ser eliminado da dieta. Porém, quem não é celíaco, não deve parar o consumo da proteína. Alimentos que não contém glúten e que podem ser utilizados para substituir a substância na dieta do celíaco são: batata, mandioca, arroz, fubá, fécula de batata, polvilho, farinha de milho e de mandioca, linhaça, quinoa e etc.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? É importante saber se tem intolerância ao glúten para isso busque auxilio médico! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.