Saúde e Beleza

Gengiva Retraída – Tratamento Caseiro

Gengiva Retraída ou retração gengival ) é uma alteração comum que se caracteriza pela diminuição da porção de gengiva que recobre o dente. Desta maneira fica exposta a raiz, o que leva a que os dentes fiquem com um aspecto estranho. O retraimento gengival está por norma também associado a uma perda do osso alveolar que suporta os dentes. A retração da gengiva acontece quando há perda de tecido periodontal. A porção terminal do tecido gengival (chamado de gengiva marginal) se afasta do colo do dente em direção à sua raiz.  Esse é um problema muito comum nos consultórios dos dentistas. Principalmente porque afeta bastante a estética dos dentes e também por causar desconforto ao comer certos alimentos, devido aos dentes ficarem mais sensíveis.

Gengiva Retraída – Tratamento Caseiro

Tratamento Caseiro Gengiva Retraída

Nem sempre a retração gengival ocorre por falta de cuidados existem pessoas com bons hábitos de higiene bucal que podem desenvolver o problema. Essa retração pode ter diversas causas como escovação incorreta (aplicando força excessiva), fatores hereditários, mau posicionamento dos dentes e doença periodontal.

Gengiva Retraída – Tratamento Caseiro

Compartilhamos abaixo tratamentos caseiros para Gengive Retraida:

A Aloe vera por ter ação anti-inflamatória, é eficaz para reduzir a inflamação das gengivas, além de ajudar a repará-las. Suas propriedades antibacterianas podem ajudar  a combater a doença periodontal, uma das principais causas da retração. Para usar deve-se  bochechar o suco de aloe vera na boca por alguns minutos e cuspi-lo. Outra opção é passar o gel na gengiva usando os dedos e deixá-lo agir por 30 minutos, lavando a boca após cuspi-lo. Repita esses procedimentos pelo menos duas vezes ao dia.

Gengiva Retraída – Tratamento Caseiro

O Chá verde tem sido  relacionado a uma menor incidência de doença periodontal. Alguns pesquisadores japoneses concluíram que o chá verde possui antioxidantes capazes de reduzir o sangramento e a inflamação. Ele também  fortalecer a ligação entre as gengivas e os dentes. O indicado é consumir 1 ou 2 xícaras de chá verde por dia, como forma de prevenir a retração das gengivas e combater a doença periodontal.

Gengiva Retraída – Tratamento Caseiro

O Cravo-da-índia é um remédio antigo que sempre foi utilizado para tratar problemas como dores de dente. Sua ação antibacteriana e anti-inflamatória combate de forma eficaz os bactérias que causam a doença periodontal e outros problemas bucais. Para usar adicione 6 gotas de óleo de cravo em um copo de água morna. Faça um bochecho duas vezes ao dia para os melhores resultados.

Gengiva Retraída – Tratamento Caseiro

Não podemos deixar de salientar que a dieta também é muito importante. Algumas pessoas acabam com deficiência de vitamina C que pode causar problemas nas gengivas, como inflamação e sangramento. Neste caso, é recomendável ingerir alimentos ricos em vitamina C ou em forma de suplemento. Mas seja qual for o tratamento escolhido é importante o acompanhamento de seu dentista sempre.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Cuidados com os dentes e uma boa alimentação fazem diferença na saúde! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.