Saúde

Gastroenterite – Tipos e Sintomas

Gastroenterite  é uma inflamação do trato gastrointestinal que afeta o estômago e o intestino delgado. Ela é resultante da infecção por alguns tipos de bactérias, vírus ou parasitas presentes em alimentos e líquidos. Embora muitos não saibam este problema de saúde pode ser bastante grave.

Gastroenterite – Tipos e Sintomas

Tipos da Gastroenterite

Embora os tratamentos terem um desenvolvimento eficiente, ainda mata mais de 1,5 milhão de pessoas por ano no mundo. A gastroenterite pode ser viral ou bacteriana. Em poucos casos, porém, há a possibilidade de ser provocada por parasitas.

Gastroenterite – Tipos e Sintomas

Compartilhamos abaixo tipos de Gastroenterite:

Gastroenterite bacteriana: Muitos casos de gastroenterite bacteriana são confundidos com viroses e acabam sendo curados sem o auxílio de medicação. Basta apenas repouso, boa alimentação e hidratação. Mas, o tratamento com antibióticos é recomendado para eliminar riscos de progressão e recidiva da doença.

Os tipos mais comuns de bactéria são:

Salmonella: É a bactéria causadora da gastroenterite mais frequente. É encontrada em carnes e ovos mal cozidos, além de laticínios.

Shigella: Presente nas fezes dos infectados, essa bactéria normalmente se propaga devido à má higienização e pode ser transmitida por meio do contato das mãos.

Campylobacter: É encontrada em carnes de aves cruas e em leites não pasteurizados.

Escherichia coli: Presente em carnes mal passadas, suco de frutas e saladas não lavadas.

Gastroenterite Viral: A gastroenterite viral não é tratada com remédios, pois o corpo deve eliminar os vírus pelo sistema imunológico.

Compartilhamos abaixo alguns dos principais vírus são:

Adenovírus: Transmitido pelo contato de resquício de fezes com as vias orais, o adenovírus é bastante comum em crianças com menos de 2 anos de idade. Embora possam ocorrer no ano todo, os picos de infecção tendem a ser maiores no verão.

Norovírus: Comum em crianças e adultos, sua transmissão ocorre por meio do contato com líquidos, alimentos e pessoas contaminadas. Por sua facilidade de proliferação, os cuidados devem ser mais expressivos em lugares fechados, como casas de repouso.

Rotavírus: Apesar de ter efeito mais brando em adultos, o rotavírus é uma das causas mais comuns de gastroenterite viral. Normalmente, a infecção primária se dá através do contato com resquício de fezes contaminadas com a via oral.

Gastroenterite por Parasitas: Apesar de ser a forma menos comum de a gastroenterite se manifestar, o quadro parasitário pode ser muito desconfortável, com diarreias e vômitos de forma intensa.

Compartilhamos abaixo os dois mais conhecidos causadores da gastroenterite:

Giardia Intestinalis: Popularmente conhecido como giardia, esse parasita se aloja no intestino, causando vômitos, diarreia e enjoo. Sua transmissão ocorre pelo contato com pessoas e, primariamente, água contaminada.

Cryptosporidium parvum: Também causada por consumo de água contaminada, pode dar desconforto abdominal (cólicas), além de diarreia e vômito.

Como o cloro não pode não ser suficiente para combater o parasita, este tipo de infecção é mais comum.

Sintomas da Gastroenterite

Normalmente a gastroenterite é desconfortável, mas não é grave. No entanto, é preciso ficar atento a sinais de desidratação ou infecção persistente, sobretudo em crianças e idosos. Com algumas precauções, é possível se proteger e evitar a infecção.

Gastroenterite – Tipos e Sintomas

Compartilhamos abaixo os principais sintomas da gastroenterite:

-Náuseas;

-Vômito;

-Cólica intestinal e diarreia;

-Desidratação;

-Febre;

-Enjoo.

Alguns cuidados podem prevenir a gastroenterite entre eles lavar as mãos, afastar da cozinha os doentes e lavar os produtos antes de consumir. Além disso é importante limpar rapidamente quando alguém vomitar usando luvas. E existe também uma preocupação com o consumo de ostras porque a substancia no trato gastrointestinal das ostras ajuda a fixação e o acumulo do novo vírus. A pesquisa foi feita pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Gastroenterite uma alerta para alguns cuidados que devemos ter e prevenir esse desconforto !! Deixe seu comentário.

 

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.