Saúde

Gastroenterite – Tipos e Sintomas

Gastroenterite  é uma inflamação do trato gastrointestinal que afeta o estômago e o intestino delgado. Ela é resultante da infecção por alguns tipos de bactérias, vírus ou parasitas presentes em alimentos e líquidos. Embora muitos não saibam este problema de saúde pode ser bastante grave.

Tipos da Gastroenterite

Embora os tratamentos terem um desenvolvimento eficiente, ainda mata mais de 1,5 milhão de pessoas por ano no mundo. A gastroenterite pode ser viral ou bacteriana. Em poucos casos, porém, há a possibilidade de ser provocada por parasitas.

Compartilhamos abaixo tipos de Gastroenterite:

Gastroenterite bacteriana: Muitos casos de gastroenterite bacteriana são confundidos com viroses e acabam sendo curados sem o auxílio de medicação. Basta apenas repouso, boa alimentação e hidratação. Mas, o tratamento com antibióticos é recomendado para eliminar riscos de progressão e recidiva da doença.

Os tipos mais comuns de bactéria são:

Salmonella: É a bactéria causadora da gastroenterite mais frequente. É encontrada em carnes e ovos mal cozidos, além de laticínios.

Shigella: Presente nas fezes dos infectados, essa bactéria normalmente se propaga devido à má higienização e pode ser transmitida por meio do contato das mãos.

Campylobacter: É encontrada em carnes de aves cruas e em leites não pasteurizados.

Escherichia coli: Presente em carnes mal passadas, suco de frutas e saladas não lavadas.

Gastroenterite Viral: A gastroenterite viral não é tratada com remédios, pois o corpo deve eliminar os vírus pelo sistema imunológico.

Compartilhamos abaixo alguns dos principais vírus são:

Adenovírus: Transmitido pelo contato de resquício de fezes com as vias orais, o adenovírus é bastante comum em crianças com menos de 2 anos de idade. Embora possam ocorrer no ano todo, os picos de infecção tendem a ser maiores no verão.

Norovírus: Comum em crianças e adultos, sua transmissão ocorre por meio do contato com líquidos, alimentos e pessoas contaminadas. Por sua facilidade de proliferação, os cuidados devem ser mais expressivos em lugares fechados, como casas de repouso.

Rotavírus: Apesar de ter efeito mais brando em adultos, o rotavírus é uma das causas mais comuns de gastroenterite viral. Normalmente, a infecção primária se dá através do contato com resquício de fezes contaminadas com a via oral.

Gastroenterite por Parasitas: Apesar de ser a forma menos comum de a gastroenterite se manifestar, o quadro parasitário pode ser muito desconfortável, com diarreias e vômitos de forma intensa.

Compartilhamos abaixo os dois mais conhecidos causadores da gastroenterite:

Giardia Intestinalis: Popularmente conhecido como giardia, esse parasita se aloja no intestino, causando vômitos, diarreia e enjoo. Sua transmissão ocorre pelo contato com pessoas e, primariamente, água contaminada.

Cryptosporidium parvum: Também causada por consumo de água contaminada, pode dar desconforto abdominal (cólicas), além de diarreia e vômito.

Como o cloro não pode não ser suficiente para combater o parasita, este tipo de infecção é mais comum.

Sintomas da Gastroenterite

Normalmente a gastroenterite é desconfortável, mas não é grave. No entanto, é preciso ficar atento a sinais de desidratação ou infecção persistente, sobretudo em crianças e idosos. Com algumas precauções, é possível se proteger e evitar a infecção.

Compartilhamos abaixo os principais sintomas da gastroenterite:

-Náuseas;

-Vômito;

-Cólica intestinal e diarreia;

-Desidratação;

-Febre;

-Enjoo.

Alguns cuidados podem prevenir a gastroenterite entre eles lavar as mãos, afastar da cozinha os doentes e lavar os produtos antes de consumir. Além disso é importante limpar rapidamente quando alguém vomitar usando luvas. E existe também uma preocupação com o consumo de ostras porque a substancia no trato gastrointestinal das ostras ajuda a fixação e o acumulo do novo vírus. A pesquisa foi feita pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Gastroenterite uma alerta para alguns cuidados que devemos ter e prevenir esse desconforto !! Deixe seu comentário.

 

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.