Saúde

Gastrite: Dieta Para Tratar – Dicas

Embora a palavra gastrite muitas vezes seja associada ao mau funcionamento do organismo, ou apenas às dores de estômago, a gastrite é na verdade uma inflamação no músculo estomacal. As causas podem ser nervosismo e estresse, uso de remédios, alimentos contaminados, entre outras. Os médicos aconselham o paciente com gastrite a tomar medicamento para amenizar a dor, mas medicamento em si para tratar essa inflamação não é tão recomendável. No lugar disso, os médicos indicam ao paciente, seguir uma dieta rígida para tratar a gastrite. Listamos alguns alimentos que contribuem para o tratamento.

Dicas

  • A pessoa que possui gastrite não pode ficar muito tempo sem comer, por isso deve fazer refeições com um intervalo determinado, como duas ou três horas no máximo. Nos intervalos das refeições, é recomendado comer bolachas de água e sal ou de maisena, nunca bolacha recheada, pois esta contém um teor alto de gordura.
  • Chás são ótimos para quem possui gastrite, pois são alimentos leves, excetos chás como mate ou preto, pois contém cafeína. Chá de hortelã ou alecrim é poderosos aliados na digestão, além de funcionarem como calmantes digestivos, amenizando a acidez do estômago e consequentemente diminuindo as sensações de queimação. É indicado consumir esses chás meia hora antes das refeições.
  • Alimentos ácidos não são recomendadas, incluindo frutas cítricas. Mas, algumas frutas são indicadas por não serem ácidas e podem consumir sem medo. Entre essas frutas estão maçã, banana, pêra, goiaba, mamão e laranja lima. É recomendado o consumo de fruta como sobremesa e nos intervalos das refeições.
  • A erva babosa, que também é conhecida como aloe vera, possui um poder cicatrizante. O suco dessa erva é recomendado e ainda ajuda na cura da ferida estomacal. Pode ser comprado já pronto e deve ser consumido quando acordar, em jejum, e antes de ir dormir.
  • Os lactobacilos são bactérias benéficas para o organismo e saúde. O consumo dessas bactérias pelas pessoas que possuem gastrite é totalmente indicado, pois a inflamação mata as bactérias benéficas do estômago e os lactobacilos ajudam na recuperação. São encontrados em iogurtes.
  • Essas bactérias, chamadas de lactobacilos, no entanto, não tem uma duração de vida muito grande quando ingeridas. É indicado o consumo de banana verde cozida, pois quando cozida, a banana se transforma em um amido prébiótico, ajudando a manter as bactérias boas vivas para regeneração do estômago.
  • As carnes podem fazer parte da dieta da gastrite desde que não sejam consumidas fritas. Consuma a carne assada, cozida ou grelhada e dê preferência para carnes com baixo teor de gordura, como patinho, lagarto, coxão mole e carnes brancas como frango e peixe.
  • Substâncias oxidantes, zinco, vitamina C e magnésio são algumas das que ajudam na recuperação do tecido estomacal. Uma fonte dessas substâncias é suco verde, feito com couve e salsa. Para preparar o suco, misture a couve e a salsa com o suco de alguma fruta.
  • Consumir bastante legumes e verduras também é ótimo, mas no começo do tratamento, procure refogar sempre que for comer esses alimentos. Refogar o alimento faz com que ele dique mais fácil de ser digerido.
  • O feijão não é recomendado pois no organismo, ele provoca um processo de fermentação. Porém o caldo do feijão pode ser consumido normalmente, já que ele não agride o estômago.

 

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário. 

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.