Furúnculo é uma infecção cutânea causada por bactéria que envolve um folículo piloso, a glândula sebácea e o tecido subcutâneo associado a ele. Sua principal característica é a formação de um nódulo avermelhado que causa muita dor. Ele fica endurecido e quente e tem uma região bem no centro amarelada e que indica a presença de pus. O tamanho do furúnculo pode variar de acordo com a profundidade dos tecidos infectados.
Causas do Furúnculo
A causa dos furúnculos normalmente são bactérias que se alojam na pele. Uma muito conhecida é o Staphylococcus aureus, um tipo bem comum. Mas, o furúnculo também pode ser causado por outras bactérias ou fungos. Eles geralmente crescem em locais acometidos por alguma ferida ou picada de inseto, que facilitam a entrada da bactéria.
A diabetes mellitus, obesidade, anemia, neoplasias linfoproliferativas e uso de drogas imunossupressoras são fatores de risco importantes para o desenvolvimento do furúnculo. A lesão aparece normalmente nas regiões com pelos e mais expostas à umidade, pressão e atrito. As substâncias gordurosas podem facilitar a obstrução dos folículos pilosos. Os furúnculos são mais comuns no rosto, pescoço, axilas, nádegas e coxas.
Sintomas de Furúnculo
O furúnculo pode começar como um nódulo inchado, sensível e vermelho rosado. Com o tempo, ele vai ficando inchado e parece estar cheio de água ou tem aparência de um cisto. A dor vai piorando conforme ele vai se enchendo com pus e tecido morto e aumenta quando ele é drenado. Também é possível que o furúnculo se drene sozinho.
Compartilhamos abaixo os sintomas mais comuns do furúnculo:
-Surgimento de um nódulo avermelhado, doloroso e cheio de pus;
-Vermelhidão e suor na pele ao redor do abscesso;
-Crescimento gradual no tamanho do nódulo conforme vai se enchendo de pus;
-Surgimento de uma área amarelada na parte central do furúnculo, que pode eventualmente se romper, permitindo que o pus vaze;
-Fadiga, mal-estar, coceira antes do desenvolvimento do furúnculo e febre.
Tratamento Para Furúnculo
Se o furúnculo surgir no rosto, crescer muito rapidamente ou estiver muito dolorido, causar febre, for muito grande e não tiver cicatrizado em até duas semanas é fundamental que busque ajuda médica. Durante o exame físico se o furúnculo for recorrente ou se o paciente apresentar um quadro infeccioso juntamente com a lesão, o especialista poderá enviar uma amostra do pus para análise de laboratório.
Mas se eles forem pequenos furúnculos pode ser tratado em casa. Basta aplicar compressas quentes para aliviar a dor e favorecer a drenagem natural da lesão. É importante também sempre deixar o local da ferida limpo, para evitar maiores complicações. Se os furúnculos maiores, o médico poderá indicar alguns tipos de tratamentos mais específicos.
-Incisão e drenagem onde o médico poderá realizar uma pequena incisão na parte central do furúnculo para induzir a drenagem do pus
-Antibióticos se o furúnculo vier acompanhado de infecções bacterianas. Assim o médico poderá prescrever um antibiótico específico para combatê-la, de tipo tópico ou oral.
É importante ter em mente que nunca se deve espremer um furúnculo. Na maioria dos casos, ele se rompe facilmente e não há necessidade de drenagem cirúrgica. Espremer o furúnculo por conta própria pode apiorar a lesão e levar a infecção ainda mais para dentro da pele.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Para o caso de aparecer furúnculo em sua pele alguns cuidados devem ser tomados! Deixe seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários