Fruta Jabuticaba – Benefícios e Como Consumir
Fruta Jabuticaba tipicamente brasileira e que tem a característica incomum de brotar no caule da jabuticabeira e não nas suas flores. Existem vários tipos de jabuticaba, mas talvez a mais conhecida seja uma chamada Myrciaria cauliflora ou jabuticaba-sabará. Contem poucas calorias e carboidratos e é rica em nutrientes como vitamina C, vitamina E, magnésio, fósforo e zinco.
Benefícios da Fruta Jabuticaba
O fruto da jabuticabeira ou jabuticabeira, uma árvore frutífera brasileira da família das mirtáceas, nativa da Mata Atlântica. Ela pode ser consumida fresca ou em preparações como geleia, vinhos, vinagre, aguardente e licores. Ela pode perder sua qualidade rapidamente após retirada da arvore. Por isso é muito difícil encontrar ela em mercados distantes das suas regiões de produção.
Um grande diferencial são as propriedades da sua casca, pois ela é rica em antocianidina, ou vitamina R, que dizem ser 50 vezes mais potente que a vitamina E e 20 vezes mais potente que a vitamina C. As antocianidinas são mais comuns em frutas e flores com coloração que varia do vermelho e azul. As pesquisas dizem que ela possui propriedades antioxidantes e ajuda a combater os radicais livres. Outra substância importante, contida na casca da jabuticaba, é a pectina, que é uma fibra solúvel.
Compartilhamos abaixo benefícios da jabuticaba:
-Prevenir doenças em geral, como câncer e aterosclerose, e o envelhecimento precoce, por ser ricas em antocianinas, que são compostos fenólicos altamente antioxidantes;
-Fortalece o sistema imunológico, por ser rica em zinco;
-Ajudar a emagrecer, por ser muito pobre em calorias e rica em fibras, que aumentam a saciedade;
-Combater a prisão de ventre, por ser rica em fibras;
-Ajudar a controlar a diabetes, pois ela tem pouco carboidrato, o que ajuda a evitar o aumento da glicemia;
-Melhora a saúde da pele, por ser rica em vitamina C;
-Ajudar a prevenir anemias, por conter ferro e vitaminas do complexo B.
Como Consumir a Fruta Jabuticaba
É importante lembrar que as antocianinas, compostos antioxidantes desta espécie, estão concentradas especialmente na sua casca, que deve ser consumida juntamente com a polpa da fruta para se ter mais benefícios. Ela é muito rica em açúcar. Se possível, deve ser consumida assim que colhida para evitar a fermentação. Se este processo começar a acontecer, o seu gosto e suas propriedades nutricionais podem ser alterados.
Se não for consumir no mesmo dia o indicado é lavá-las, secá-las e guardá-las na geladeira em algum recipiente bem selado. Como boa parte dos benefícios da jabuticaba estão contidos na casca, o ideal é consumir a fruta inteira (somente retirando o caroço) ou fazer um suco com a casca e a polpa. O modo de preparo pode ser um pouco trabalhoso, pois é necessário que o caroço seja retirado, e depois do suco batido, ele deverá ser coado. Ela pode misturada com outras frutas, como morango, acerola, laranja, etc. Uma curiosidade é que, se gotas de limão são adicionadas ao suco de jabuticaba, ela pode mudar de cor, ficando vermelha. E se misturada com o abacaxi, ela pode ficar azul. Esta mudança de cor se deve à diferença do nível de pH ácido contido nas frutas.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? A jabuticaba é utilizada na produção de diversos produtos, como vinhos, sucos, geleias, licores e vinagres! Deixe seu comentário!
Seja o primeiro a comentar!