Saúde

Fruta Figo – Benefícios e Receitas

Fruta Figo tem um sabor muito bom é suculento e com cores que variam do amarelo ao roxo. Mas, esta não é uma fruta muito comum na mesa dos brasileiros. Normalmente a versão do figo seco é muito mais utilizada na culinária. O figo é um dos alimentos mais antigos cultivados pelo homem, inicialmente na Ásia, depois em outros continentes como a América.

Fruta Figo - Benefícios e Receitas

Benefícios da Fruta Figo

Os benefícios do figo são diversos devido à alta quantidade de nutrientes que ele possui. Potássio, ferro, fibra e cálcio são alguns dos que impactam diretamente no funcionamento do organismo.

Fruta Figo - Benefícios e Receitas

Compartilhamos abaixo alguns dos benefícios do figo para a saúde:

Ele ajuda a reduzir a pressão arterial por ser excelente fonte de Potássio, que é um mineral que pode ajudar no controle da pressão arterial e batimentos cardíacos. Consumir regularmente o figo pode auxiliar na deficiência de Potássio. A falta de potássio com a ingestão de Sódio, pode levar à hipertensão.

O figo auxilia na perda de peso por ser boa fonte de fibra dietética. O alimentos ricos em fibras podem oferecer efeitos positivos ao controle de peso. Pessoas que consomem figos regularmente podem observar que as fibras oferecem a sensação de saciedade, o que reduz a fome. Desta maneira, come-se menos e o figo é um dos alimentos indicados para ajudar neste controle de peso.

Ele também pode prevenir o câncer de mama justamente por ser uma fruta rica em fibras. Algumas pesquisas estudaram a eficiência dessas fibras para reduzir os efeitos no período de pós-menopausa das mulheres. Foi comprovado que o maior consumo dessas fibras pode reduzir até 34% do risco de ocorrência de câncer de mama. Já em mulheres que nunca haviam se submetido à reposição hormonal, a redução do risco foi de 50%.

O figo pode auxiliar na Diabetes não apenas seu fruto, mas também das folhas de figueira. Elas  são comestíveis e a fruta e as folhas possuem propriedades antidiabéticas, o ácido clorogênico que é um dos principais responsáveis por esses benefícios do figo, podendo ser eficiente para o equilíbrio dos níveis de insulina necessários para as pessoas que sofrem com diabetes e necessitam da suplementação desta.

Excelente para anemia já que os figos são ricos em Ferro, principal mineral para o controle de glóbulos vermelhos e prevenção de anemias. O consumo desse fruto é, principalmente, recomendado para mulheres gestantes e crianças, pois devem manter os níveis de glóbulos vermelhos.

Tem efeito anti-inflamatório e  consumir no mínimo três porções por dia de figo  pode reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade, que é a principal causa de perda de visão de adultos com idade mais avançada. Os figos possuem alto nível do flavonoide luteolina, que oferece ações anti-inflamatórias específicas para todo o corpo. A Luteolina possui capacidade antioxidante forte que pode neutralizar radicais livres. Quando comparada, esta pode ser eficaz no bloqueio de crescimento de tumores, além de auxiliar na prevenção e tratamento de cancro da pele.

Receitas Com Fruta Figo

Apresentamos aqui duas receitas com figo bem fáceis de preparar. Desta maneira aos poucos poderá introduzir como habito na alimentação da família e ajudar a melhorar a saúde de todos.

Fruta Figo - Benefícios e Receitas

Geleia de figo:

Ingredientes necessários:

-2 limões;

-2 quilos de figo;

-5 xícaras de chá de açúcar;

-1 xícara de chá de vinho tinto;

-Nozes picadas a gosto;

Modo de preparar:

Corte os limões em quatro pedaços e passe-os no processador. Lave os figos e tire o cabinho. Feito isso corte-os ao meio e coloque no processador, junto ao limão. Depois, despeje a mistura em uma panela média e acrescente o resto dos ingredientes. Cozinhe por aproximadamente 30 minutos em fogo baixo. Espere esfriar e sirva.

Chips de figo:

Ingredientes Necessários:

-Figo lavado e cortado em fatias;

-Sal a gosto.

Modo de preparar:

Disponha as fatias de figo em uma assadeira com silpat – tapete de silicone antiaderente – ou untada como preferir.

Leve ao forno médio preaquecido e jogue a quantidade de sal que desejar por cima das fatias.

Espere dourar, retire do forno e sirva.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Um fruto que pode trazer muitos benefícios à saúde e é pouco consumido! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.