Saúde

Fruta Abricó – Benefícios e Receita

Fruta Abricó te o nome científico Mammea americana L., é um fruto grande e duro, de cor amarelo alaranjado. Ele tem muita polpa e apenas um caroço grande no meio, assim como a manga e o abacate, por exemplo.  A fruta chega a pesar de 500 g até mais de 4 kg. A sua árvore é chamada de abricoteiro, é grande e pode chegar a 15 metros de altura com flores brancas. Os seus brotos pode ser usado na preparação de um licor muito apreciado na região Norte, Nordeste e inclusive nos Estados Unidos. As folhas da árvore são grandes com cerca de 10 cm ou mais e as flores brancas surgem únicas ou aos pares, em direções opostas.

Fruta Abricó – Benefícios e Receita

Benefícios da Fruta Abricó

Normalmente a fruta consumida in natura, em sucos e outras receitas como mousses, sorvete, geleia, salada ou compota, por exemplo. A fruta abricó é rica em fibras e em betacaroteno que tem ação antioxidante que combate o envelhecimento precoce, previne o câncer, a aterosclerose, doenças cardiovasculares e doenças inflamatórias. O betacaroteno é um precursor da vitamina A, que é essencial na manutenção da saúde ocular e integridade das mucosas, sendo também útil para fortalecer o sistema imune e favorecer o crescimento dos ossos.

Fruta Abricó – Benefícios e Receita

O abricó seco é rico em fósforo, potássio e cálcio que auxiliam a manutenção da energia e fortificação óssea. Contêm vitamina C, outro antioxidante natural. Vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e varrer os radicais livres nocivos para o oxigênio. Por possuir baixo teor calórico é uma fruta ideal para quem deseja perder peso. Como possui grande quantidade de fibras pode ajudar a prevenir a constipação e manter um sistema digestivo saudável. Pode ser essencial na saúde do cólon, é ótimo para a digestão e ajuda a equilibrar o metabolismo e manter um peso corporal saudável.

Receita de Fruta Abricó

Além de todos os benefícios acima enumerados pode-se usar o óleo de abricó sobre a pele para ajudar a aliviar os sintomas de doenças como eczema e sarna, tonando-se um dos grandes benefícios do abricó para saúde. A fruta abricó pode ser consumida quando madura, geralmente na época do outono, e pode ser usada para preparar sucos ou compotas, por exemplo.

Fruta Abricó – Benefícios e Receita

Compartilhamos abaixo duas receitas simples com Fruta Abricó:

Receita do suco de abricó:

Para preparar o suco deve-se bater no liquidificador a polpa de abricó com 500 ml de água e depois adoçar com açúcar ou mel, caso seja necessário.

Receita de geleia de abricó: 

Cortar a polpa em pequenos pedaços e adicionar 1 copo de açúcar e levar ao fogo baixo, mexendo sempre. Geralmente não é preciso adicionar água, mas se achar que fica grudando na panela coloque pequenas quantidades. Aos poucos a textura da compota vai se formando e o doce fica pronto em cerca de 20 minutos. Depois deve colocar num recipiente de vidro bem lavado e manter guardado na geladeira.Além disso, também é possível preparar outras receitas doces com abricó e vitamina de frutas, por exemplo.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Fruta Abricó muito conhecida no norte do Brasil e tem muitos benefícios à saúde! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.