Saúde

Frequência Cardíaca Ortostática – Como Medir

Frequência Cardíaca Ortostática  serve para ajudar aos esportistas a dosar os seus esforços de maneira eficiente. Desta maneira consegue treinar melhor sabendo o seu batimento cardíaco mínimo em repouso. E o máximo durante os exercícios. A frequência esta em repouso quando está relaxado se tranquilo. Para medi-la esportistas precisam descansar e ter momentos de lazer, até mesmo os profissionais. A frequência cardíaca em repouso é muito importante por isso não devemos deixar de lado. Com esse valor, será mais fácil saber se algo não esta errado. Para medir a frequência cardíaca ortostática é preciso elementos básicos o cronômetro e um medidor de frequência cardíaca. Se desejar pode substituir esse último medindo manualmente os batimentos do coração.

Frequência Cardíaca Ortostática – Como Medir

Como Medir  a Frequência Cardíaca Ortostática

Para saber qual é a sua frequência cardíaca em repouso deve tomar o pulso da manhã, assim que acordar. Em seguida faça o mesmo em momentos do dia em que estiver tranquilo. O teste da frequência cardíaca ortostática tem o objetivo de proteger a sua saúde. Para isso deve se submeter a vários testes e exames médicos. Se quiser pode fazer os testes caseiros. Se a sua frequência cardíaca for elevada, talvez seja porque você está estressado, se sentindo pressionado. Ou não tenha dormido bem ou ainda exija muito de si mesmo no dia a dia.

Frequência Cardíaca Ortostática – Como Medir

Compartilhamos abaixo como fazer o teste de frequência cardíaca:

Deite-se na cama ou no sofá durante 15 minutos. Você não deve dormir nem ficar olhando o celular. O objetivo é não se sobressaltar com nada. É preciso buscar um estado de relaxamento.  Meça a frequência cardíaca ou seja, os batimentos por minuto. Para esse resultado, utilize a nomenclatura R1.

Deixe passar alguns minutos fazendo qualquer atividade normal e volte a medir as pulsações durante 60 segundos. Utilize R2 para nomear esse resultado. Subtraia R2 – R1 e, assim, obterá qual é a sua frequência cardíaca ortostática. É recomendado que faça esse teste vários dias na semana para poder ter um valor mais aproximado da realidade.

Resultados do teste: Se a diferença entre R2 e R1 for maior do que 15 ou 20 batidas, quer dizer que você ainda não se recuperou do último treino ou competição, e que ainda esta sob os efeitos do estresse. O ideal é tirar uns que tire o dia para descansar e não fazer exercício.  Se toda vez que você treina precisa de dois ou três dias para reduzir a diferença R2 – R1, talvez seja por que os seus treinos são mais exigentes do que seu corpo consegue suportar. O ideal entre uma sessão de treino é descansar 24 horas para voltar a se exercitar. Por esse motivo, o teste de frequência cardíaca ortostática é muito útil.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Além da dor no corpo, não deixe de lado as informações fornecidas pelo seu coração.! Deixe seu comentário!

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.