Saúde

Fluorose Dentária Manchas Nos Dentes – Como Evitar

Fluorose Dentária Manchas Nos Dentes normalmente esbranquiçadas, que surgem por excesso de flúor, geralmente são de forma simétrica e aparecem em crianças de 0 a 12 anos nas regiões onde a água é fluoretada ou possui nível de fluoreto natural maior que 4mg/L e em quem trabalha na industria de flúor.

fluorose-dentaria-manchas-nos-dentes-como-evitar

Como Evitar Fluorose Dentária Manchas Nos Dentes

É o tipo do problema que é relativamente comum em centros urbanos e é chamado de fluorose, onde acontece uma desmineralização dos dentes, podendo surgir desde linhas opacas brancas finas cruzando a coroa dos dentes até casos em que o esmalte se parte, deixando o restante pigmentado. Ingerir o flúor em excesso na infância, existente principalmente no creme dental, prejudica a formação dos dentes principalmente entre 11 meses e 7 anos, momento da formação dos dentes.

fluorose-dentaria-manchas-nos-dentes

Já existem no mercado alguns cremes dentais que tenham baixo teor de flúor e ainda assim consigam prevenir a cárie com objetivo de reduzir a fluorose, que vem aumentando nos últimos anos, cientistas da USP de Bauru criaram um produto com metade do flúor das pastas normais. Algumas medidas adotadas em casa são importantes para que as crianças não consuma tanto flúor. Deve-se evitar comprar aquelas pastas coloridas e com sabores, porque estimulam que a criança engula o produto. Além disso, a quantidade é outro um fator importante o indicado é colocar bem pouca pasta na escova de dentes e nunca deixar os cremes dentais ao alcance da criança. 

fluorose-dentaria-manchas-nos-dentes-evitar

Embora o creme dental seja o principal causador do surgimento da fluorose, não é o único produto que traz flúor em sua composição. A água e alguns alimentos também podem conter a substância. A fluoretação artificial da água, que existe em algumas regiões, principalmente no sudeste do país e que são importantes no controle da cárie da população deve ser vista com atenção.  Quando preparar as mamadeiras e comidas, em que ocorrerá ingestão de um volume maior de água, é importante substituí-la por águas minerais em garrafa.

fluorose-dentaria-manchas-nos-dentes

Alimentos consumidos pela criança como achocolatados em caixinha e bolachas apresentaram flúor em sua composição. E alguns desses produtos infantis são enriquecidos com fósforo e cálcio, e é comum que a fonte de fósforo venha contaminada com o flúor, sem o conhecimento do fabricante, portanto evite que a criança consuma muito esses alimentos, supervisione sempre o momento da escovação dos dentes e oriente-o para que cuspa todo o produto.  No geral o período para se preocupar mais com a fluorose é entre o nascimento e os oito anos de idade.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! A fluorose pode comprometer a saúde dos dentes da criança! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.