Diversos

Flores Comestíveis – Dicas Para Usar e Cuidados Necessários

Flores Comestíveis além de darem um toque romântico ao ambiente elas também servem para compor o cardápio durante um jantar, por exemplo. Muitos não sabem, mas já comemos flores no dia a dia entre elas a alcachofra, couve-flor e o brócolis entretanto existem outras espécies que podem compor os nossos pratos com seu perfume e colorido.

Flores Comestíveis – Dicas Para Usar e Cuidados Necessários

Cuidados Necessários Com Flores Comestíveis

Em nosso jardim e vasos podem haver as flores comestíveis e nem percebemos como os cravos, lilases, as rosas e as dálias. Podemos utilizar também as flores existentes em horta como as flores de abóbora, abobrinha, chuchu e muitas outras das quais normalmente aproveitaram apenas os frutos. Existem também as mais antigas  chamadas de mato e que eram usadas antigamente e que hoje estão no esquecimento entre elas as rosas silvestres, algumas acácias, as flores de ipê, o dente-de-leão, o mal-me-quer entre outras.

Flores Comestíveis – Dicas Para Usar e Cuidados Necessários

Abaixo compartilhamos alguns cuidados necessários:

Só  utilize  para comer as flores que conhece muito bem, que tem a certeza, absoluta, de que são inofensiva. Existem na natureza flores parecidas e algumas podem ter algum tipo de toxicidade.

Não coma flores compradas em floricultura, ou que foram cultivadas para vender como flores, ou que estão à beira de estradas ou mesmo de parques urbanos ou canteiros públicos porque elas podem estar contaminadas com agrotóxicos e metais pesados. A poluição do ar pode contaminar as flores do campo, ou de casa, mas, com certeza o índice de contaminação é bem menor.

As flores, todas elas têm um grande potencial de ser alergênicas então, se for suscetível a alergias seja de pólen, pigmentos ou bichinhos tenha muito cuidado. Só coma flores bem lavadas com água pura, para que tenham o mínimo de resíduos estranhos. Não se esqueça de que as flores podem ter bichinhos em seu interior. Existem as diferenças entre pétalas e miolo, tanto de gosto como de composição então só coma se tiver certeza.

Dicas Para Usar Flores Comestíveis

Temos uma imensa variedade de flores que podem fazer parte da alimentação. Elas são usadas para preparar pratos como saladas, chás, ornamentar pratos e fazer doces, principalmente xaropes e geleias.

Flores Comestíveis – Dicas Para Usar e Cuidados Necessários

Abaixo compartilhamos dicas para usar flores comestíveis:

Capuchinhas: São flores abundantes muito boas para preparar saladas de verão. São fáceis de cultivar, dão um colorido especial para os pratos e podem ser servidas recheadas, cristalizadas ou como ornamento. Seu sabor é ligeiramente apimentado e suas sementes podem ser utilizadas para substituir pimentas tradicionais no geral a planta inteira é comestível.

Flor de cebolinha: São perfeitas  para dar sabor e um toque acebolado aos pratos e as flores de alho também são boas, dando um sabor de alho à salada.

Lavanda:  Têm vários usos culinários, inclusive pode ser utilizada em chás, biscoitos, xaropes, bolos, cheesecakes, sorvetes, geleias, tortas, vinho, vinagrete. A lavanda oferece seu  sabor com alguns tons cítricos.

Amor Perfeito: São flores delicadas recomendadas para enfeitar as saladas e elas podem ser usadas sobre a sopa, decorar sobremesas e enfeitar pratos e também em saladas de frutas com seu sabor levemente adocicado dando um visual muito bonito.

Flores Comestíveis – Dicas Para Usar e Cuidados Necessários

Violetas: Podem ser adicionadas a uma grande variedade de alimentos e também servem para propósitos decorativos.  É possível fazer um delicioso doce de violeta, chá, bolo e xarope de violeta. Elas podem fazer parte das saladas, geleias, manteiga ou para dar sabor e servir de enfeite a melhor espécie para ser utilizada é a viola odorata.

Hibiscos:  São muito utilizados em saladas e xaropes e algumas bebidas alcoólicas. Elas têm um toque cítrico e frutado sendo ligeiramente ácida e por isso deve ser usada com moderação.

Pétalas de rosas: Uma das mais conhecidas nos usos culinários, como em xaropes, decorações ou coberturas, sorvetes ornamentos, geleias, manteiga, gelo e muito mais.

Malmequer: São excelentes para serem usadas em saladas dando um toque de dourado à coloração.

Dentes de leão: Muito saborosos na salada quando se utiliza as flores jovens e devem ser servidas em seguida, seu sabor é doce muito parecido com mel.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! As flores dão um toque delicioso aos pratos decorando e deixando tudo muito bonito! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.