Educação

FIES Segundo Semestre/2015 – Como se Inscrever e Principais Mudanças

FIES Fundo de Financiamento Estudantil esta com 61.500 vagas e as inscrições estarão abertas a partir do dia três de agosto e se encerrarão no dia seis de agosto. A publicação foi feita no Diário Oficial da União e o MEC informou também que o aditamento para os contratos do FIES que já estão em vigor também começarão no dia três de agosto. Estão inclusos os contratos de estudantes que não conseguiram renovar o beneficio por qualquer razão no primeiro semestre. Segundo informação do próprio MEC estão nessas condições menos de cem mil pessoas.

FIES

Como se Inscrever – Fies Segundo Semestre/2015

FIES segundo o seu edital haverá algumas modificações em relação aos modelos anteriores. Os estudantes irão se candidatar primeiro em uma seleção através de um sistema muito parecido com o do SISUTEC e as inscrições poderão ser feitas no site.

O cronograma esta disposto da seguinte forma:

Inicio das Inscrições: 03 de agosto de 2015;

Fim das Inscrições: 06 de agosto de 2015;

Única Chamada: 10 de agosto de 2015;

Conclusão do processo de Contratação: 13 de agosto de 2015.

FIES-ACEsso

No novo processo adotado os estudantes terão de se inscrever em vagas já definidas pelo MEC através de uma portaria publicada no começo do mês onde foi aberta a adesão das instituições de ensino. A base para seleção será a nota do ENEM e as novas regras determinam que só pode participar do processo os estudantes que ainda não obtiveram o diploma do ensino superior, que tenham participado do ENEM a partir de 2010 e que tenham obtido nota final de no mínimo quatrocentos e cinquenta pontos. Em caso de haver notas iguais será usado como critério para desempate a seguinte ordem: nota da redação, nota da prova de linguagem, nota da prova de matemática, nota da prova de ciências da natureza e nota da prova de ciências humanas. Sua renda familiar mensal bruta por pessoa deverá ser de até 2,5 salários mínimos. Estão isentos de cumprir as três exigências professores da rede estadual e os pretendente que tenham completado o ensino médio antes de 2010 não precisam realizar o ENEM, mas devem contemplar os outros dois requisitos. A classificação neste caso levará em conta a renda, raça, profissão e rede de ensino onde se formaram. Terão prioridade os estudantes de menor renda, que se digam pretos, pardos ou indígenas, que tenham estudado em rede publica de ensino e que sejam professores atuando me escola pública.

Principais Mudanças – FIES/2015

No fim de junho o MEC disponibilizou uma nota com informações referentes ao FIES e este documento foi redigido em conjunto pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e pode ser acessado no link.

Fies uma das principais mudanças diz respeito ao limite de renda para que se possa fazer o contrato que a partir deste ano será de 2,5 salários mínimos por pessoa. A regra para calculo da porcentagem do financiamento também foi mudada e o valor a ser pago pelo aluno deverá ser determinado a cada ano e de acordo com sua renda familiar. Segundo a nota os juros sobrem de 3,4% ao ano para 6,5 % ao ano e o prazo para o que seja feita a quitação do contrato aumentou e os estudantes terão três vezes a duração do contrato como prazo para pagamento.

Quanto aos cursos o MEC fixou que três áreas serão prioridades, engenharia, formação de professores (licenciaturas, pedagogia e normal superior) e área de saúde. Os cursos que obtiverem notas mais altas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior o SINAES serão considerados como prioridade também. Terá prioridade também o atendimento aos estudantes que se matricularem em cursos ofertados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.

Gostou da matéria?

Deixe seu comentário sobre que achou das novas medidas e mudaças feita neste segundo semestre/2015 e se inscreva. Boa Sorte!

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.