Fibromialgia – Causas, Sintomas e Tratamento
Fibromialgia é uma doença crônica, é considerada uma síndrome, pois engloba várias manifestações. Pode estar relacionada a outras doenças reumatológicas, apesar de não causar inflamações nem deformidades físicas. É relacionada com funcionamento do sistema nervoso e o mecanismo de supressão da dor, atinge mulheres entre 35 e 50 anos, em 90% dos casos. A pessoa sofre dores pelo corpo todo, por períodos longos, além da sensibilidade nos músculos articulações e tendões. Além de estar relacionada à fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade. Recentemente a medicina ortomolecular pode ter descoberto uma forma de cura da doença, um tratamento que mataria os micro-organismos que supostamente causam a fibromialgia, porém além de não ser provado que os micro-organismos causam a doença, a medicina ortomolecular não é baseada em evidências cientificas.
Causas da Fibromialgia
As causas da fibromialgia ainda são desconhecidas, mas na maioria dos portadores da doença foram detectados alguns traumas físicos e/ou emocionais. Além de outras suspeitas como, distúrbios do sono, infecção embora não tenha sido identificado nenhum vírus, respostas anormais a dor.
Sintomas
- Dor generalizada;
- Fadiga;
- Falta de disposição e energia;
- Alterações no sono;
- Síndrome do colón irritável;
- Sensibilidade durante a micção;
- Cefaleia;
- Distúrbios emocionais e psicológicos.
Tratamentos
Os tratamentos que tem mostrado eficácia no controle da fibromialgia são o uso de analgésicos e anti-inflamatórios associados a antidepressivos tricíclicos, atividade física regular como a musculação e outros exercícios de resistência, acompanhamento psicológico e emocional, massagens e acupuntura.
Existem algumas recomendações para os portadores da doença que são:
- Tomar medicamentos que ajudam no combate dos sintomas;
- Evitar carregar pesos;
- Evitar situações que possam aumentar o nível de estresse;
- Fazer com que o sono seja de qualidade, eliminando tudo o que possa atrapalhar como luz, barulho, colchão que incomode entre outros;
- Se sentar de forma confortável para que não agrave as dores;
- Exercícios físicos regulares;
- Ajuda psicológica é muito importante nos tratamentos.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!