Fezes Flutuante podem ter várias causas, o normal é que as fezes afundem no vaso sanitário. Elas não são consideradas uma doença, mas podem indicar o sintoma de alguma doença. A existência de fezes flutuantes sem outros sintomas não sugere qualquer doença ou problema e não requer cuidados. Se uma mudança na dieta tem causado problemas, deve-se tentar encontrar e eliminar o alimento ou alimentos nocivos.
Causas e Doenças de Fezes Flutuante
As causas mais comuns para este sintoma são excesso de gases e má-absorção intestinal dos alimentos. Existem alimentos que podem causar sua formação entre eles os que contenham muito açúcar, lactose, amido ou fibras como é o caso do feijão, couve, repolho, maçã. Os refrigerantes e doces dietéticos também podem ser causadores das fezes flutuantes Problemas de saúde ligados ao trato gastrointestinal podem levar a fezes flutuantes e mal cheirosas. No entanto, neste caso, fezes flutuantes é normalmente acompanhada por descoloração das fezes. Além disso, o teor de água e da textura são bem diferentes das normais.
Compartilhamos abaixo algumas doenças que podem ser causadoras de fezes flutuantes:
Doença Celíaca uma doença autoimune que causa danos à mucosa intestinal quando se alimenta com glúten, proteína encontrada no trigo, cevada e centeio. Não há cura e o tratamento se baseia na dieta isenta de glúten;
Fibrose cística uma doença de causa hereditária e onde há excesso de muco no pâncreas, gerando má absorção de nutrientes;
Síndrome do Intestino Curto, normalmente decorrente de ressecções cirúrgicas, seja por doenças ou trauma;
Doença de Crohn que agride grande parte do intestino delgado e a Pancreatite Crônica podem ser causas para fezes flutuantes.
Caso o quadro de fezes flutuantes permaneça por mais de duas semanas, especialmente se houver sangue e gordura nas fezes, febre ou perda ponderal deve-se fazer uma consulta médica. Esses sinais sugerem uma doença de má absorção.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! As fezes flutuantes podem indicar algum problema de saúde! Deixe seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários