Entretenimento

Festa Nacional do Pinhão 2015 – Lages SC – Data da Festa – Eventos

Festa Nacional do Pinhão 2015 – 27ª Festejo que será realizada em Lages Santa Catarina.

festa-do-pinhãoLocalizada na região sul do Brasil é o maior Município em extensão territorial de Santa Catarina conhecida em todo país como Capital do Turismo Rural e a Terra da Festa do Pinhão.

Seus campos no inverno, quando o frio é muito forte, pode casualmente ser  atingido por neve e as geadas ocorrem diversas vezes. Entre a cultura da cidade encontramos as cavalgadas, o hábito de contar histórias, suas comidas típicas e o famoso fogo de chão.

Uma festa que teve seu inicio na década de 70 por haver necessidade de um evento que desse destaque ao Município. Surgiu então a ideia da Festa do Pinhão que basicamente se da com a semente da araucária uma árvore ameaçada de extinção.

A Tradição da festa só se estabeleceu a partir de 1989 e permanece até hoje sendo uma das mais concorridas da Serra Catarinense com o comparecimento de mais de 350 mil pessoas entre turistas brasileiros e estrangeiros.

Foi adotada pela festa como símbolo a Gralha Azul que é a responsável natural pela reprodução da araucária angustifólia, uma espécie de arvore conífera produtora do pinhão. Basicamente a ave tem por abito armazenar o pinhão em tocas de tatu ou enterrar superficialmente nos campos em locais distantes espalhando assim o pinheiro brasileiro.

Para representar a festa é escolhida uma rainha e suas princesas dias antes da festa através de um concurso local.

realeza-festa-pinhão

Data e local:

A Festa terá inicio dia 27 de maio e termina no dia 09 de junho, no Parque Conta Dinheiro, na zona Norte da cidade.

Eventos da Festa:

Em geral é dada maior atenção aos artistas locais para que possam expor seu trabalho ao público e a festa conta com vários palcos entrevero-prato-feito-com-pinhãopara as mais variadas tendências musicais entre elas rock, pop, forró etc.

Apresentações de danças tradicionais algumas delas apresentadas em palco externo para que todos possam apreciar mais essa manifestação do folclore regional e suas tradições.

E é claro a gastronomia da festa que reúne o melhor da culinária usando o pinhão, que é preparado assado na chapa, como ingrediente de pratos saborosos como a paçoca de pinhão ou simplesmente cozido.

Apesar do clima frio na data do evento sugerindo o uso de bebidas quentes no evento da Festa do Pinhão o maior consumo é o de cerveja.

Entretanto é bom salientar que o corte da arvore do pinhão é proibida.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.

Gostou da matéria?

Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.