Fascite Plantar – Causas e Sintomas
Fascite plantar é uma das causas mais comuns de quem tem dor no calcanhar. É uma inflamação de um tecido chamado fáscia plantar que fica na sola do pé e que conecta o calcâneo, ou seja, o osso que forma o calcanhar aos dedos.
Causas da Fascite Plantar
A fascite plantar aparece depois de repetitivos estresses na região da planta dos pés que são causados normalmente por tensão e esgarçamento da fáscia plantar, que causam micro traumas no tecido e desta forma uma inflamação da área lesionada. A fascite plantar costuma acontecer entre os 40 e 60 anos, principalmente em que durante a vida fez atividades ou teve problemas que provocaram repetido estresse sobre a fáscia plantar.
A fascite plantar também é muito comum em pessoas que praticam algumas atividades fisicas como corridas, balé, levantamento de peso e dança. Caminhada sem tênis pode ser um dos causadores de estresse sobre a sola dos pés e levar à lesão da fáscia plantar. Estas atividades podem provocar o aparecimento precoce da fascite plantar, antes dos 40 anos.
Existem fatores de risco que aumentam a probabilidade de haver tensão ou uso em demasia do tecido plantar do pé:
A idade pois a fascite plantar é mais comum em pessoas na faixa dos 40 a 60 anos
Alguns tipos de exercício físico que provoquem estresse excessivo sobre o calcanhar e a fáscia plantar, como corrida de longa distância, ballet e outros tipos de dança, podem contribuir para a ocorrência de fascite plantar
Pés com anormalidades como o pé chato, pé cavo ou qualquer outro problema nos pés pode facilitar a ocorrência de fascite plantar
Obesidade pois se o peso sobrecarregar os músculos e ossos das pernas e pés, apresentara maiores riscos de ter fascite plantar
Algumas profissões que exigem muito dos pés dos funcionários como por exemplo ooperários, professores, atendentes e outras que passam a maior parte da jornada de trabalho em pé ou caminhando.
Tensão sobre o tendão de Aquiles que é aquele que liga os músculos da panturrilha ao tornozelo.
Calçados inadequados, com solas macias demais ou que não oferecem apoio suficiente à curvatura do pé.
Sintomas de Fascite plantar
Os sintomas mais comuns são dor, rigidez e queimação na sola do pé. A dor pode ser aguda ou crônica e ela costuma ser pior no período da manhã ao dar os primeiros passos, após ficar em pé por longos períodos, ao subir escadas e após atividades físicas intensas. A dor pode acontecer no inicio de maneira bem fraca e ao passar do tempo ela vai aumentando ou pode ocorrer repentinamente após exercício físico intenso.
Pode-se adotar algumas medidas caseiras para ajudar na recuperação e no efeito do tratamento como:
Aplicar gelo à região dolorida. Repita o procedimento pelo menos duas vezes ao dia durante 10 a 15 minutos, com mais frequência nos primeiros dois dias
Usar uma proteção no tornozelo, almofadinhas de feltro na área do tornozelo ou palmilhas ortopédicas
Usar talas noturnas para alongar a fáscia plantar lesionada.
Não se deve ignorar a fascite plantar porque ela pode se tornar uma dor crônica no calcanhar e prejudicar muito à rotina e a atividades regulares do dia a dia. No caso de tentar evitar a dor causada pela fascite plantar mudando a forma de caminhar, isso poderá causar problemas não só ao pé, mas também aos joelhos, quadril e até mesmo na coluna.
Existem algumas medidas preventivas que podem ajudar a não desenvolver inflamação na fáscia plantar.
Mantenha um peso saudável. Quilos em excesso aumentam a pressão sobre a sola do pé, podendo levar à ocorrência de fascite plantar.
Ao praticar esportes que exijam muito dos pés, procure fazer os alongamentos corretamente antes e após os exercícios
Mantenha boa flexibilidade na área do tornozelo, do tendão de Aquiles e nos músculos da panturrilha.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Fascite plantar muito comum em pratica exercícios como corrida ou caminhadas e também fica muito em pé! Deixe seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!