Saúde

Falta de Vitamina B12 – Sinais

Falta de Vitamina B12 também conhecida pelo nome de cobalamina. Ela é fundamental para a felicidade, para o bom funcionamento do sistema nervoso. Também ajuda na prevenção de patologias cardíacas e mentais. O nosso organismo tem uma grande reserva de vitamina B12 no fígado. Mas, o esgotamento gradual dessas reservas leva á deficiência. Isto traz consequências muito graves e muito variadas em nosso organismo.

Falta de Vitamina B12 - Sinais

Sinais da Falta de Vitamina B12

A vitamina B12 pode ser facilmente encontrada em alimentos como peixes, carnes, ovos, queijo e leite, e é importante para estimular a produção de células do sangue, do DNA e para manter a saúde do sistema nervoso. A deficiência em vitamina B12 é mais comum entre as pessoas que fazem uma dieta vegetariana sem consumo de leite de vaca e derivados, idosos e em casos de cirurgias gastrointestinais, doença de Crohn, doença celíaca, anemia perniciosa.  O uso de medicamentos como antibióticos, Metformina e remédios para gastrite e úlceras gástricas, como Omeprazol, por exemplo, podem diminuir a absorção de B12 no intestino. Por isso é indicado sempre conversar com o médico para avaliar a necessidade de usar suplementos vitamínicos.

Falta de Vitamina B12 - Sinais

Compartilhamos abaixo sinais de falta de vitamina B12:

Um dos primeiros sinais e mais comuns  é a sensação constante de fadiga e cansaço, uma vez que esta vitamina é fundamental para a produção de glóbulos vermelhos, segundo relato da revista norte-americana Women’s Health no seu site. A revista ainda  explica que a anemia tanto pode ser a causa como a consequência da falta deste micronutriente.

A falta da vitamina B12 também pode causar falta de sensibilidade nas mãos e nos pés. Isto é consequência direta, pois esta vitamina é fundamental para a produção de mielina, a substância responsável pela capacidade de coordenação dos membros e dos impulsos nervosos.

Sua falta ainda pode causar falta de equilíbrio. Como tem uma ação direta no cérebro e impacto no sistema nervoso, a falta de vitamina B12 pode ainda estar associada a estados de confusão mental. Podendo haver perdas de memória e ainda à depressão que, esta associada a falta de mielina.

Pode causar também problemas digestivos como a  obstipação, diarreia, inflamação da boca e ou gastrointestinais.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! A vitamina B12 é uma das mais importantes para nosso organismo! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.