Saúde

Falta de Sono – Como Afeta a Saúde

Falta de sono é uma das causas mais comuns do distúrbio do sono, entre estresse, insônia e acumulo de tarefas. Segundo estudo efetuado pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente o IPOM 69% dos brasileiros dizem que seu sono é ruim e insatisfatório e eles tem muita dificuldade para pegar no sono ou acordam várias vezes durante a noite.

falta-de-sono-como-afeta-a-saude

Como Afeta Saúde a Falta de Sono

É comum haver na rotina poucas horas de sono, dormir menos do que é recomendado que tem de ser entre seis e oito horas por noite. Mas isso pode afetar a saúde de maneira que nem mesmo é imaginado. Muitas vezes aparecem alguns problemas de saúde e que estão  relacionados ao fato de dormir pouco.

Abaixo compartilhamos como falta de sono afeta a saúde:

O envelhecimento precoce acontece por falta de sono, pois é enquanto dormimos que são produzidos os hormônios "rejuvenescedores", como a melatonina e o hormônio do crescimento. Esses hormônios exercem funções reparadoras e calmantes para a pele, e a falta de sono impede que o corpo descanse corretamente. Isto acaba provocando uma pele sem viço e com olheiras. O estresse provocado pela falta de sono também favorece o aparecimento de rugas.

Afeta o emagrecimento porque durante o sono o organismo produz a leptina, um hormônio que pode controlar a sensação de saciedade ao longo do dia. Dormir pouco produz menos quantidades desse hormônio e  quem tem o sono restrito produz mais quantidade do hormônio grelina, que causa fome e reduz o gasto de energia. Em consequência acontece a ingestão exagerada de calorias durante o dia, porque o corpo não se sente satisfeito. Segundo pesquisa na Universidade de Chicago a falta de sono reduz em 55% a queima de gordura.

falta-de-sono

Atrapalha a produção de insulina e o portador de diabetes que tem um sono insuficiente desenvolvem uma maior resistência insulínica, tornando o controle da doença mais difícil. Além disso, a falta de sono pode favorecer o começo de diabetes tipo 2 em quem não tem a doença pois é durante o sono que o corpo estabiliza os índices glicêmicos e a falta de sono acarreta o descontrole do nível de glicose.

Pressão arterial fica desregulada pois ficar sem o descanso da noite é o mesmo que estar em estado de estresse aumentando assim a atividade da adrenalina no corpo. A noite mal dormida faz com que o organismo fica em estado de alerta aumentando a pressão sanguínea que se for constante acaba por causar a hipertensão.

falta-de-sono

O desempenho físico fica afetado, pois um sono precário causa fadiga e baixo desempenho motor. Ao dormir profundamente e sem ser interrompido o corpo produz hormônio GH que é o responsável pelo crescimento e só acontecem trinta minutos após estarmos dormindo. O hormônio do crescimento tem como funções auxiliar a manter o tônus muscular, evitar o acúmulo de gorduras, melhorar o desempenho físico e combater a osteoporose.

O humor fica prejudicado porque o cérebro não descansa completamente e atrapalha a comunicação entre os neurônios. Eles são os responsáveis por produzir os neurônios que estão relacionados com o bem estar do tipo serotonina podendo inclusive vir a causar a depressão.

falta-de-sonocomo-afeta-a-saude

A imunidade fica fraca, pois durante o sono o organismo produz os anticorpos, dormir pouco reduz a função imune e o número de leucócitos, células responsáveis por combater corpos estranhos em nosso organismo.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Por isso é muito importante ter um sono tranquilo e no tempo necessário! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.