Saúde

Fadiga Crônica ou Síndrome – O Que é, Causas, Sintomas e Tratamento

Fadiga Crônica ou Síndrome da fadiga  tem como característica uma fadiga imensa e que não tem explicação da causa que a desenvolveu. Normalmente nestes casos a fadiga tende a piorar quando se tem atividade física ou mental e o repouso não traz qualquer melhoria. Fadiga Crônica é conhecida como SFC, síndrome da disfunção imune, encefalomielite miálgica. As causas da fadiga crônica não estão bem determinadas pelos cientistas que desenvolveram muitas teorias a respeito. Elas falam desde uma infecções viral ou até mesmo estresse psicológico. A teoria mais difundida nos dias atuais é que a causa da fadiga crônica esta ligada a vários fatores.

Fadiga-fadiga

Causas Fadiga Crônica ou Síndrome

Infecções virais: Existe o relato de alguns casos em que o paciente desenvolve a síndrome da fadiga crônica após ter sofrido uma infecção viral, como uma gripe, resfriado, sinusite, etc. Devido a este fato os cientistas começaram a pesquisar alguns vírus que possam desencadear essas doenças. A maior dificuldade para os estudiosos é saber por que a infecção vai embora, mas seus sintomas continuam caracterizando assim a fadiga crônica.

Problemas no sistema imunológico: Cientistas perceberam que o sistema imunológico de pacientes com fadiga crônica parecem enfraquecido quando comparado ao sistema imunológico de pessoas saudáveis. Mesmo assim não esta confirmada a hipótese de que essa deficiência pode por si só causar a Síndrome.

Desequilíbrios hormonais: O portador de fadiga crônica muitas vezes tem os níveis de hormônios em quantidades anormais em sua corrente sanguínea, normalmente são os hormônios produzidos pelo hipotálamo, pela hipófise ou pelas glândulas suprarrenais. E mais uma vez não se sabe a causa dessas anomalias.

Sintomas Fadiga Crônica ou Síndrome

Para se reconhecer a fadiga crônica podemos citar oito sintomas oficiais, já determinados pelos médicos como um critério para formar o diagnostico da doença. Claro que o sintoma principal e que também originou o nome da Síndrome é a Fadiga.

Fadiga-Sintomas

Além deste podemos enumerar mais sete sintomas que são:

  • Perda de memória ou de concentração;
  • Garganta inflamada;
  • Aumento dos gânglios linfáticos no pescoço ou nas axilas;
  • Dor muscular inexplicável;
  • Dor nas articulações, principalmente quando a dor migra de uma articulação para outra, sem apresentar, no entanto, nenhum sinal de inchaço ou vermelhidão na área afetada;
  • Dor de cabeça;
  • Sono recorrente e intermitente;
  • Exaustão extrema que dura mais de 24 horas após o exercício físico ou mental.

Entretanto já se sabe que alguns pacientes podem apresentar ainda sintomas diferentes como febre, irritabilidade e confusão.

Tratamento Fadiga Crônica ou Síndrome

A base do tratamento para fadiga cronica é aliviar os sintomas e para isso são utilizados alguns medicamentos que vão variar de acordo com cada paciente e seus sintomas. Na maioria dos casos alguns medicamentos são específicos como antidepressivos e pílulas para dormir.

Fadiga-Yoga

A terapia também faz parte do tratamento e a mais indicada para a fadiga cronica são os exercícios mais leves acompanhado de aconselhamento psicológico. O fisioterapeuta pode indicar quais tipos de exercícios são mais indicados para cada caso. Aqueles que mantem uma vida mais sedentária normalmente iniciam com uma série de exercícios de atividade física e muito alongamento que devem durar apenas alguns minutos por dia. Aos poucos a atividade vai aumentando assim que o paciente for ganhando mais força e resistência.

O profissional da terapia psicológica atuara principalmente na parte de fazer o paciente entender quais os motivos que o levaram a desenvolver os sintomas como depressão, ansiedade estresse e até a tristeza.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria?  Fadiga Crônica ou Síndrome da fadiga muito importante saber as causas e sintomas para poder se tratar!!  Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.