Diversos

Facas Para Gastronomia – Tipos

Facas Para Gastronomia as facas de cozinha que são essenciais para se tornar um grande Chef. Algumas delas podem ser utilizadas em grandes números de tarefas e outras são bem especificas para certos tipos de corte podendo auxiliar em algumas tarefas repetidas facilitando e economizando o tempo de uso.

Facas Para Gastronomia – Tipos

Tipos de Facas Para Gastronomia

Para os interessados em gastronomia ou que esta começando o curso deverá comprar o kit de facas pois este é um dos objetos mais preciosos para o Chef sendo indispensável durante o seu trabalho.

Abaixo compartilhamos alguns tipos de facas da gastronomia:

Faca de Chef é considerada a extensão da mão e serve para cortar, picar, filetar e o que mais for necessário com todos os ingredientes. A parte do meio de faca é utilizada para cortar materiais duros e macios. A forma ligeiramente abaulada da faca é ideal para cortar alho-poró, cebolinha, salsinha, etc. Com a frente da faca corta-se cebolas, cogumelos, alho e outros vegetais que necessitam de cortes finos.  A parte de trás da cabeça da faca é bem resistente e pode quebrar pequenos ossos ou abrir as conchas de crustáceos, mas não serve para cortar ossos. Com a parte de trás da lâmina pode-se cortar os alimentos com alta resistência os alimentos congelados. A parte  larga da lâmina serve para comprimir alimentos como alho, nozes e bifes.

Facas Para Gastronomia – Tipos

Faca Santoku como a faca do Chef é uma faca de uso geral com origem japonesa e seu significado é três virtudes em referencia aos três usos em que funciona muito bem, seja para cortar, picar ou fatiar.

Facas Para Gastronomia – Tipos

O cutelo pode ser encontrado em dois tipos o europeu ou chinês, sendo que o europeu é mais pesado e de pouca utilidade, já o chinês é mais útil e versátil. Ele pode ser utilizado para diversos tipos de corte sempre quando é exigida maior precisão. O cutelo chinês é útil para cortar legumes e frutas à julienne e para cortar ervas.

Facas Para Gastronomia – Tipos

Faca para legumes é também multiuso e muito importante sendo bem menor que a do Chef e utilizada para descascar vegetais e fará outros trabalhos que exijam mais precisão, como limpar um camarão, tirar sementes do pimentão e cortar enfeites para o prato.

Facas Para Gastronomia – Tipos

Faca serrilhada para pão que corta sem amassar e podem ser utilizadas para fatiar peças de tomates, pêssegos e nectarinas. Com o seu formato serrilhado, não são facas que necessitam ser afiadas ao longo de sua vida, mas mesmo assim duram muito.

Facas Para Gastronomia – Tipos

Faca para desossar e filetear usada para separar a carne dos ossos, e também para cortar frango e peixe. São curvadas e por isso dão maior controle para realizar cortes de precisão.

Facas Para Gastronomia – Tipos

Abaixo compartilhamos vídeo sobre tipos de facas:

https://youtu.be/i7tY-uAIlmo

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! O utensílio certo na cozinha facilita o trabalho e diminui o desperdício! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.