Fabela Osso Humano Esta Voltando – Extinto Na Evolução
Fabela Osso Humano Esta Voltando ele que estava presente em 11% da população mundial em 1918 e subiu para 39% em 2018. Sua função ainda não esta bem definida pela ciência. Ela é um pequeno osso no joelho que os cientistas acreditavam que tivesse desaparecido com a evolução. Mas. está voltando segundo especialistas do Imperial College London.
Extinto Na Evolução a Fabela Osso Humano Esta Voltando
A fabela é encontrada, em algumas pessoas, na área do tendão que fica atrás dos joelhos. Os médicos acreditam que esse osso não tem uma função específica e que se pode tranquilamente viver sem ele. Mas, quem sofre de artrite, parecem ter mais propensão a ter a fabela. Em termos médicos, a fabela é um osso sesamoide, o que significa que cresce no tendão de um músculo, assim como a rótula. Segundo Michael Berthaume e os colegas do departamento de bioengenharia do Imperial College London revisaram a literatura médica relacionada a joelhos em mais de 150 anos, em 27 países, inclusive no Reino Unido.
Entre 1918 a 2018, os relatos da presença da fabela no joelho cresceram de uma forma que indica que ele se tornou três vezes mais comum do que há 100 anos. As estimativas dos pesquisadores foram feitas com base em exames médicos e resultados encontrados em publicações especializadas. Michael Berthaume diz que ninguém entende realmente o motivo pelo qual alguns têm esse osso, já que isso nunca foi pesquisado. “A fabela pode se comportar como outros ossos sesamoides, ajudando a reduzir o atrito nos tendões e redirecionando as forças dos músculos ou, como no caso da rótula, aumentando a força mecânica do músculo”, disse. “Ou pode estar sem função alguma.”
No inicio a fabela podia agir como uma rótula para os ancestrais, aumentando a vantagem mecânica do músculo. Entretanto, com a evolução, parece ter desaparecido. Sua volta pode causar problemas de acordo com alguns especialistas. A fabela pode atrapalhar quando é necessária uma cirurgia de substituição do joelho, além de causar dor e desconforto. Os pesquisadores concluíram que uma nutrição melhor faz com a media de altura e peso sejam maiores. Isto significa que temos músculos mais longos, inclusive na panturrilha. Com essas mudanças, os joelhos ficam sob uma pressão maior.
Já que os ossos sesamoides, como a fabela, são conhecidos por crescerem em resposta aos movimentos e às forças exercidas sobre eles, isso poderia explicar o motivo pelo qual o osso hoje é mais comum do que alguns anos atrás.
Fonte: BBC Brasil
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? A fabela é encontrada atrás da rótula. Deixe seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!